Anemia Falciforme
A Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme (CGSH/DAET/SAS/MS) comemora no em 19 de junho, o dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme. Essa data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2008.
A doença falciforme (DF) é de origem africana, é uma das principais doenças genéticas do mundo, sua principal característica é a alteração do glóbulo vermelho do sangue (hemácias), essas células alteradas tomam a forma de foice e não circula facilmente pelos vasos sanguíneos, esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas.
Na Medicina Chinesa é recomendado o 养血三针 yǎng xuè sān zhēn ou as Três agulhas da Nutrição do Sangue (Xue) a fim de tratamento da Anemia Falciforme:
Três agulhas
- BA6 (Sanyinjiao)
Localização: No aspecto tibial da perna, posterior à borda medial da tíbia, 3 cun superiores à proeminência do maléolo medial.
Justificativa: Este ponto tem como grande característica servir de cruzamento para os três Canais de natureza Yin do pé, tendo a capacidade de estimular o Yin Qi do corpo e fortalecer o Baço (Pi) na sua função de produzir o Sangue (Xue).
- E36 (Zusanli)
Localização: No aspecto anterior da perna, na linha conectando os pontos E35 (Dubi) e E41 (Jiexi), 3 cun inferiores ao ponto E35 (Dubi).
Justificativa: Este ponto tem grande capacidade de tonificar, sendo o mais empregado da acupuntura. Ele fortalece todo o corpo, com destaque para o Aquecedor Central (Zhong Jiao), responsável pela formação do Qi e do Sangue (Xue) no corpo, mediante o aproveitamento das substâncias nutritivas dos alimentos.
- B18 (Ganshu)
Localização: Na região superior das costas, no mesmo nível que a borda inferior do processo espinhoso da nona vértebra torácica (T9), 1,5 cun lateral à linha mediana posterior.
Justificativa: Este é o ponto Shu das Costas (Bei Shu) do Fígado (Gan), responsável por armazenar o Sangue (Xue) e permitir o seu livre e suave fluxo por todo o corpo.
Funções tradicionais:
- Fortalecer o Baço (Pi);
- Nutrir o Sangue (Xue);
- Fortalecer o Fígado (Gan).
Manipulações das agulhas:
Os pontos E36 (Zusanli) e BA6 (Sanyinjiao) devem ser agulhados de maneira perpendicular, com inserção de 1-1,2 cun de profundidade. O ponto B18 (Ganshu) deve ser agulhado com inserção oblíqua em direção medial e caudal de 0,5-0,8 cun.
As agulhas devem ser estimuladas suavemente, objetivando uma tonificação.
Indicação principal:
Deficiência do Sangue (Xue).
Indicações adicionais:
Tontura, palpitação, insônia, atraso menstrual, amenorreia, palidez facial.
Fonte: Filho, Reginaldo. san zhen liao fa, Método de Três Agulhas.