O uso da acupuntura no desporto, associado à medicina Ocidental, tem vindo a ser uma prática recorrente, principalmente na prevenção e no tratamento de várias lesões entre os atletas de alto rendimento. O mais recente exemplo, do atleta Cristiano Ronaldo, mostra isso mesmo. O jogador do Real Madrid recorreu à Acupuntura, como complemento na recuperação da sua recente lesão no tornozelo direito, de acordo com o que tem sido avançado pela imprensa espanhola.
O desporto de alta competição exige um esforço máximo do atleta, com a aplicação de cargas físicas intensas, que provocam desgaste e resultam muitas vezes em lesões. A Medicina Tradicional Chinesa é uma das formas mais eficazes de prevenir lesões e outras patologias associadas ao esforço intenso.
A acupuntura melhora, de uma forma geral, o rendimento do atleta, trabalha na melhoria da circulação sanguínea, na diminuição da fadiga e ajuda no aumento da energia geral do organismo. Este tratamento estimula a produção de endorfinas e esteroides, poderosos analgésicos e anti-inflamatórios naturais, que atenuam a dor e diminuem o hematoma. A sua ação relaxante, atua diretamente nos músculos e tendões e acelera a cicatrização dos tecidos.