Hoje (23) é o dia mundial da medicina integrativa. E pra você que não sabe direito o que é ou o que faz, a gente explica direitinho!!!
O conceito de “Medicina Integrativa” foi criado nos EUA com o objetivo de promover uma aplicação coordenada entre métodos usuais e complementares de tratamento, visando tornar mais frequente a utilização de terapias complementares.
Os princípios da Medicina Integrativa envolvem a noção de parceria entre terapeuta e paciente, a consideração de todos os fatores que influenciam a saúde, o bem-estar e a doença, incluindo mente, espírito, corpo e a comunidade na qual ambos estão inseridos.
A boa medicina é baseada em evidências, está sempre em busca das melhores terapias e mantém a “mente aberta” para identificar intervenções que se provem úteis e com vantajosa relação risco x benefício em favor do paciente.
E a Acupuntura? Como entra nisso?
A acupuntura é a terapia complementar que mais obteve sucesso em comprovar seus efeitos benéficos até o momento, trata-se de um dos métodos mais antigos do mundo, criado na China há mais de três mil anos.
Podemos afirmar, baseados em recentes estudos científicos que vem comprovando seus efeitos clínicos e desvendando seus mecanismos de ação, que a Acupuntura possui um amplo campo de emprego pela Medicina Integrativa, em especial nos casos que envolvem o tratamento da dor.
Fonte: Minha Vida