Dr. Reginaldo Filho visita cidade de Confúcio, província de Shandong, mais especificamente à cidade de Qu Fu 曲阜. ​

Como nosso Diretor Geral, Dr, Reginaldo Filho sempre destaca: “Para se entender melhor a Medicina Chinesa, é recomendado que se conheça mais da Cultura Chinesa!”

Neste domingo, 02/07/2023, o dia foi de nosso diretor na China totalmente dedicado à Cultura Chinesa, mais especificamente à vivência relacionada ao maior pensador chinês, Confúcio (Kong Zi~孔子 ou ainda Kong Fu Zi 孔夫子). Acredita-se que Confúcio nasceu em 28 de setembro de 551 aC, na região hoje identificada como província de Shandong, mais especificamente é associado à cidade de Qu Fu 曲阜, que tive a grande oportunidade de visitar hoje

Confúcio é considerado como o grande pensador chinês, tendo sido considerado um grande transmissor dos valores de períodos anteriores que ele mesmo afirmava terem sido abandonados em seu tempo. Seus ensinamentos filosóficos, chamados de confucionismo, enfatizavam a moralidade pessoal, correção das relações sociais, justiça, gentileza e sinceridade.

Confúcio coloca a maior ênfase na importância do estudo, e é exatamente o caractere chinês para estudo (學 – 学) que abre o texto. Confúcio buscava que seus discípulos dominassem e internalizassem as informações dos Clássicos mais antigos, de modo que seu pensamento profundo e estudo minucioso lhes permitisse relacionar os problemas morais do presente com eventos passados.

Os ensinamentos morais de Confúcio enfatizavam o autocultivo e eram transmitidos com base em um tipo de ética das virtudes. De modo que dentro do confucionismo existem Cinco Virtudes (Wu Chang 五常). Em uma relativa ordem decrescente de importância, as virtudes são:
• benevolência (ren 仁)
• retidão (yi 义)
• cerimônia (li 理)
• sabedoria (zhi 智)
• fidelidade (xin 信)

É interessante ser destacado que é possível realizar uma associação das Cinco Virtudes com o conceito dos Cinco Movimentos. Sendo que na visita no chamado 大学堂 ou o Hall do Grande Estudo, Dr. Reginaldo Filho visitou os cinco principais ambientes, cada qual associado a uma das Virtudes, cada qual com uma cor, cada qual associado a um animal mitológico, destacando-se o aspecto central da Benevolência.

No local de visitação é possível se avistar e se aproximar de uma estátua com nada menos que 72 metros de altura. A altura da estátua é uma referência direta a cada um de seus 72 discípulos. Segundo os relatos históricos, Confúcio teve muitos alunos, chegando aos milhares, no entanto discípulos foram estes 72.