Três regras que regem o Shiatsu segundo Masunaga e Ohashi

Três regras que regem o Shiatsu segundo Masunaga e Ohashi

Definição

 

Aplicação da pressão em um ponto que combina vários tipos de estímulos rítmicos e modulares, visam estabilizar o funcionamento do corpo humano; a diferença dele com as outras técnicas é que eles estimulam direta ou indiretamente a circulação sanguínea e a tensão dos nervos.

 

História

 

O reconhecimento no Japão como um tipo confiável de terapia manipulativa começou cerca de setenta anos e tornou-se popular junto ao público há cinquenta anos. A amna, ou massagem japonesa, ja era regulamentada pel ogoverno, e seus praticantes eram obrigados a se licenciar junto aos órgãos competentes.

Para fugir desse regulamento, muitos terapeutas mudaram o nome do tipo de tratamento, assim nasceu o termo ” shiatsu”.

 

Regras

 

1) Pressão Vertical

 

A pressão firme aplicada verticalmente no corpo garanta boa saúde. Embora a pressão não-vertical promova uma boa circulação sanguínea, ela pode prejudicar a força de cura natural do corpo, particularmente em caso de doença.

 

2) Pressão sem movimento

 

A pressão sem movimento é essencial no bom shiatsu. O espaço de tempo para manter cada ponto varia de dois a sete segundos, mas há casos em que são necessários de oito a trinta segundos. A pressão aplicada dessa forma penetra no corpo, estimulando o sistema nervoso parassimpático, que por sua vez acalma os órgãos internos e o corpo como um todo.

 

3) Pressão de sustentação

 

Quando nos levantamos, nos sentamos ou nos movemos a estrutura do nosso corpo permanece equilibrada com ajuda dos músculos. Não estamos conscientes da contração  e expansão desses músculos ainda que estejam lá para nos sustentar e nos manter estruturalmente. É essa sensação de apoio que transmitimos através do contato. Se você aplicar o shiatsu em alguém cujos músculos watão tensos e não relaxados, nenhuma pressão penetrará em seu corpo. Portanto, é necessário que a pressão vinda de um lado seja sustentada por alguém do lado oposto. Quando uma pessoa está deitada no chão durante o tratamento do shiatsu, o chão age como força de suporte à pressão que está sendo exercida pelo praticante. Na massagem com duas mãos, obtém-se a pressão do suporte porque uma mão acalma enquanto a outra tonifica.

 

 Fonte: Zen-Shiatsu – Como harmonizar o Yin/Yang para uma saúde melhor dos autores Shizuto Masunaga e Wataru Ohashi