Ventosaterapia e as Olimpíadas

Ventosaterapia e as Olimpíadas

Veja como a Ventosaterapia está sendo usada nos grandes atletas da Olimpíadas 2016

Vocês já notaram as marcas presentes pelo corpo de diversos atletas da equipe olímpica dos Estados Unidos?

Destacadamente no corpo do maior campeão olímpico de todos os tempos, o nadador americano Michael Phelps é possível notar diversas marcas escuras e circulares, principalmente na região das costas e ombros.

Michael Phelps é adepto de uma prática muito comum em clínicas e ambulatórios de Acupuntura, conhecida por Ventosaterapia.

 

A terapêutica com aplicação de ventosas ou, simplesmente, ventosaterapia é uma antiga prática tradicional da Medicina Chinesa, onde uma estrutura específica é posicionada sobre a pele do paciente e produz efeitos terapêuticos através da criação de um vácuo no interior desta estrutura ou instrumento, de modo que a pele e tecidos superficiais sejam sugados e mantidos no interior do corpo.

 

Em chinês o nome é ???? báguàn liáof? e segundo Shuai Xue Zhong é descrita como: “Aplicar vários métodos para drenar o ar de dentro de um copo para gerar pressão negativa e fazer com que absorva a superfície do corpo, para o tratamento de doenças. Causar congestão local ou estagnação de sangue através de sua absorção, podendo promover a circulação sanguínea, o fluxo de Qi, alívio de dor e diminuição de inchaços”.

 

A prática da ventosaterapia requer a utilização de instrumentos adequados para a geração do vácuo em seu interior e a consequente sucção da pele e tecidos subjacentes do paciente, para que o estímulo possa ser gerado de maneira adequada.

 

Os primeiros tipos de ventosa a serem empregados eram feitos a partir de chifres de animais, passando por outros materiais como cerâmica, bambu e vidro, onde estes dois últimos estão dentre os mais utilizados até os dias atuais. Outros materiais foram empregados em alguns momentos na história, porém são raramente empregados na atualidade, como ferro e cobre.

 

Phelps se utiliza com regularidade dos tratamentos com ventosa como pode ser visto até mesmo em suas postagens no instagram.

É possível notar em Phelps marcas por toda a parte superior das costas, sendo que as marcas estão mais escuras no lado direito, remetendo a um possível acúmulo maior de Qi e estase de Sangue, seja por um excesso de treino, seja por uma lesão crônica, seja por real necessidade de tratamento com dores. As possibilidades para a aplicação da Ventosaterpia são muitas e podem ser ainda mais ampliadas de acordo com a capacidade e habilidade do profissional que está utilizando deste importante recurso.

 

Uma formação adequada em Medicina Chinesa, com destaque para o ramo da Acupuntura e Moxabustão, é muito importante para que o profissional possa obter o máximo de efeitos com a aplicação da Ventosaterapia além da simples noção de geração de pressão negativa.

 

Na EBRAMEC o ensino da Ventosaterapia é parte regular do currículo de formação em Acupuntura além de ser aplicada com regularidade nos tratamentos oferecidos nos ambulatórios em nossa sede em São Paulo e nos Polos Educacionais espalhados pelo Brasil.