Acupuntura Estética – Os Três Pontos da Obesidade para o emagrecimento

Acupuntura Estética 

Os Três Pontos da Obesidade para o emagrecimento – Zu san li, Dài mài,  Zhong wan

E36 – zú san li

*Ponto Mar (He) do Canal Principal do Estômago (Wei)

*Ponto do Movimento Terra do Canal Principal do Estômago (Wei)

* Ponto com mais Qi do Movimento Terra do Canal Principal do Estômago (Wei)

* Ponto Mar Inferior (Xia He) do Estômago (Wei)

 

No aspecto anterior da perna, na linha conectando os pontos E35 (Dubi) e E41 (Jiexi), 3 cun inferiores ao ponto E35 (Dubi);

Nota: O ponto E36 (Zusanli) está localizado no músculo tibial anterior

Punção: Vertical de 1 a 1,5 cun. Este ponto é usado com frequência em moxabustão.

Justificativa

Este ponto é selecionado por ser o ponto Mar (He) do Canal do Estômago (Wei), assim como ser o ponto de Mar Inferior (Xia He) da Víscera (Fu) de mesmo nome. Este ponto auxilia no equilíbrio e regulação do fluxo de Qi pelo Canal Yang Ming e, consequentemente, o Qi de suas Vísceras (Fu), relacionando-se com o próprio Estômago (Wei) e o Intestino Grosso (Da Chang).

Indicações

Dor gástrica, vômito, solução distensão abdominal, diarreia, disenteria, constipação, mastite, dor na articulação do joelho e perna, edema, tosse, asma, emagrecimento devido a deficiência generalizada;

Regula o estômago, fortalece o Baço, transforma a Umidade: distúrbios do trato gastrintestinal.

VC12 – Zhong wa

* Ponto Alarme (Mu) do Estômago (Wei)

No abdômen superior, 4 cun superiores ao centro do umbigo, na linha mediana anterior.

Nota: O ponto VC12 (Zhongwan) está localizado no ponto médio da linha conectando a articulação xifo esternal e o centro do umbigo.

Punção: Vertical, de 0,8 a 1,5 cun ou oblíqua em direção aos pontos circunvizinhos (E21, VC10, VC15). Cuidado: peritônio/gravidez. A moxabustão é recomendada quando houver indicação

Justificativa

Este ponto é selecionado por sua ação local sobre a região do abdome, área onde tende a ocorrer o maior acúmulo de gordura em pacientes obesos. Este ponto é o ponto Alarme (Mu) do Estômago (Wei) tendo, desta forma, grande influência sobre as funções deste. Este ponto é também o ponto de influência (Hui) das Vísceras (Fu) influenciando todas, estimulando a função de trânsito e de eliminação, características típicas destas.

Indicações

Regurgitação ácida, distensão abdominal, dor intestinal, diarreia, vômito, icterícia 

Harmoniza e fortalece o Triplo Aquecedor médio, diminui e regula o Qi, alivia dores, transforma a Umidade: doenças gastrintestinal, ” distúrbios de Umidade ” no corpo: esgotamento, sensação de peso, dores surdas/fixas, secreções turvas, etc.

VB26 – Dài mài

 

*Ponto de cruzamento com o dai mai

Na região lateral do abdomen, inferior à extremidade livre da décima primeira costela, no mesmo nível que o centro do umbigo.

Punção: Vertical, de 0,5 a 1 cun. Cuidado no caso de pacientes magros.

Justificativa

Este ponto é selecionado por possuir grande influência sobre o Vaso da Cintura (Dai Mai), como seu próprio nome indica. Sua seleção torna-se importante quando analisamos a informação que de acordo com pesquisadores chineses, quando o abdome apresenta um acúmulo muito grande de gordura, o Vaso da Cintura (Dai Mai) apresenta-se muito “apertado”, desta forma ele não consegue executar de forma adequada a sua função de controlar, regular, a ascendência e a descendência.

Indicações

Lombalgia, cistite, menstruação irregular.

Conduz o Calor e a Umidade para fora: disúria, nefrite, meteorismo, diarreia.

Manipulações das agulhas.

Os pontos VC12 (Zhongwan) e E36 (Zusanli) devem ser estimulados com agulhamento perpendicular de modo relativamente mais profundo, de acordo com as camadas de gordura apresentadas pelo paciente, quanto mais obeso, mais profundamente deve ser inserida a agulha, em seguida deve-se executar dispersão mediante movimentos de pistonagem.

O ponto VB26 (Daimai) deve ser estimulado por agulhamento bilateral e subcutâneo, com agulha de 4cun, de modo que a ponta da agulha seja direcionada para o ponto localizado do outro lado do corpo ao longo da parede abdominal. Para melhores efeitos terapêuticos, após a obtenção do De Qi, recomenda-se a utilização de estímulo elétrico nestes pontos por cerca de 40 minutos.

 

 

 Fontes: 

        “Ponto de Acupuntura: Guia de Bolso” dos autores Reginaldo de Carvalho Silva Filho, Ricardo Canela Paulo, Eduardo Vicente Jofre.

          ” Guia Prático de Acupuntura” dos autores Claudia Focks e Ulrich Mãrs