Tradução do texto original em chinês do Serviço de Notícias da China, por Lin Chunyin, confira o original, clique aqui.
Recentemente, a Faculdade EBRAMEC foi destaque em um grande portal de notícias chinês, representado pelo Diretor Geral, Dr. Reginaldo Filho, pelas por nossas contribuições pioneiras na promoção e integração da Medicina Chinesa no Brasil.
Dr. Reginaldo foi entrevistado pelo portal Serviço de Notícias da China, através da reporter Lin Chunyin. A entrevista fez parte do caderno “East-West Questions”, do China News Service.
Confira abaixo a notícia traduzida:
Regis: Diálogo Entre Civilizações Oriente-Ocidente: A Necessidade da Medicina Chinesa
“Promover a Medicina Chinesa significa difundir a cultura chinesa, permitindo que o mundo compreenda mais profundamente a sabedoria por trás desta antiga prática médica.”
Como pioneiro do ensino da MTC no Brasil, Reginaldo de Carvalho Silva Filho, presidente da Escola Brasileira de Medicina Chinesa (Faculdade EBRAMEC), visitou recentemente a China novamente. Antes de partir, Regis aceitou uma entrevista exclusiva ao programa “East-West Questions”, do China News Service, apresentando sua experiência na promoção da medicina chinesa no Brasil.
Dr. Reginaldo Filho: Minha relação com a Medicina Chinesa começou com uma gastrite. Em 1999, eu estava estudando direito e estava prestes a me formar, comecei sentir um grande desconforto devido a gastrite grave. A Medicina Ocidental transformou meu estômago em um laboratório químico, mas a dor de estômago persistiu. Foi somente quando meu professor de artes marciais me levou para fazer Acupuntura que minha condição começou a melhorar.


Também estamos explorando o uso da teoria da Medicina Chinesa para analisar e classificar os recursos vegetais nativos do Brasil, o que pode expandir o escopo do uso da Fitoterapia Chinesa e torná-lo mais localizada.
Utilizamos a teoria das quatro Naturezas e cinco Sabores para reinterpretar as plantas consideradas tesouro nacional do Brasil e estamos desenvolvendo planos de preparo adequados para climas tropicais.
O cerne da Medicina Chinesa está no conceito e no tratamento individualizado. Ela enfatiza o equilíbrio entre Yin e Yang e a unidade do homem e da natureza. Esses conceitos não são aplicáveis apenas aos chineses, mas também podem ajudar a saúde de pessoas em todo o mundo.
Entretanto, a internacionalização da medicina chinesa não deve permanecer apenas no nível de promoção tecnológica, mas deve estar intimamente integrada à disseminação da cultura chinesa. Como sempre enfatizei, a Medicina Chinesa não pode ser entendida separadamente da cultura chinesa. Não é apenas um sistema médico , mas também uma filosofia, uma compreensão única da vida. Promover a medicina chinesa significa promover a cultura chinesa e permitir que o mundo tenha uma compreensão mais profunda da sabedoria por trás dessa medicina antiga.