Biblioteca - FACULDADE EBRAMEC - BIBLIOMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

BIBLIOMEC

NOSSA BIBLIOTECA

BIBLIOMEC

Histórico

Desde o início da Faculdade EBRAMEC no ano de 2001, na ocasião ainda com o nome de CIEFATO e antes mesmo de adotar a nomenclatura de EBRAMEC – Escola Brasileira de Medicina Chinesa, o fundador da Instituição, Dr. Reginaldo Filho, sempre manteve uma coleção de livros próprios à disposição dos alunos.

Com o passar dos anos, sua coleção pessoal foi sendo ampliada, mas sempre a mantendo com livre acesso aos alunos.

Toda esta coleção foi então doada à EBRAMEC para constituir o acervo inicial e formal da atual Biblioteca da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa, a BiblioMec.

Panorama Atual

A BiblioMec é um órgão suplementar de natureza técnica, cultural e de apoio à Instituição e à comunidade em geral e tem seu funcionamento estabelecido por Regulamento Interno próprio.

O setor abriga um acervo bibliográfico multidisciplinar, no qual se trabalha constantemente para sua qualificação por meio de uma política eficiente e eficaz de desenvolvimento de coleções.

A BiblioMec presta diversos serviços que subsidiam as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Instituição, buscando atender as exigências de relevância e rapidez junto aos clientes da Instituição; além disso, prima pela melhoria contínua da sua infraestrutura, tendo em vista a organização, conservação e preservação dos acervos ao longo do tempo, de forma a assegurar o acesso, a transferência de conhecimentos e a democratização de informações relativas às áreas de atuação da Instituição.

Tem por finalidade proporcionar o desenvolvimento acadêmico e a educação continuada por meio do provimento de informações nos diversos níveis do conhecimento, atuando estreitamente junto às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como apoiando e fortalecendo a prática docente, sempre de forma integrada à política educacional e administrativa da Instituição.

Missão

Promover e facilitar o livre acesso às informações especializadas relevantes nas áreas de atuação da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa – FABRAMEC, disseminando e incentivando seu uso para a geração de novos conhecimentos, e contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.

Visão

Obter reconhecimento e credibilidade como uma biblioteca de referência não só pela qualidade e melhoria contínua dos seus produtos e serviços, mas pelo comprometimento com a democratização do acesso à informação de forma equitativa.

Valores

Conhecimento e inovação. Qualidade e melhoria contínua. Compromisso institucional. Ética. Gestão participativa. Valorização do ser humano. Acessibilidade. Responsabilidade socioambiental.

Funcionamento

Nome: Biblioteca da Escola Brasileira de Medicina Chinesa – BiblioMec
Categoria: Biblioteca Universitária
Sistema de consulta: Livre acesso
Vinculação: Diretoria Administrativa da Faculdade Brasileira de Medicina
Dispositivo legal: Registro no Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região: certificado de registro nº. 4359

Localização:

Unidade Sede: Rua Visconde de Parnaíba, n.2737
Bresser Mooca – São Paulo, SP- CEP 03045-002
 Tel.: (11) 2662-1713
 e-mail: [email protected]

Horário de atendimento

Os recursos e serviços estão disponíveis aos usuários de 2ª a 6ª feira, das 10h30 às 13h e das 14h30 às 19h30 e aos sábados, das 9h às 13h.

Nos períodos de férias a Biblioteca pode funcionar em horário diferenciado, a ser estabelecido pela Coordenação da BiblioMec, com a chancela da Diretoria Administrativa da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa, sendo ampla e previamente comunicado.

A equipe técnica administrativa responsável pelos serviços da BiblioMec conta com:

Bibliotecária coordenadora da Biblioteca
Kethlyn Galdino Pereira
CRB-8/10560
 e-mail:[email protected]

Produtos e Serviços

Os usuários têm acesso aos seguintes serviços:

  • Inscrição automática
  • Consulta local e remota ao acervo sobre a existência, localização e disponibilidade de títulos de interesse, por meio de link de acesso da Biblioteca na página eletrônica da Instituição e/ou terminais de consulta locais
  • Empréstimo domiciliar, reserva e renovação de materiais
  • Pesquisa bibliográfica via acesso eletrônico a portais de pesquisa
  • Levantamento bibliográfico
  • Serviço de referência
  • Empréstimo entre Bibliotecas
  • Capacitação interna
  • Visita monitorada para grupos de alunos, ingressantes ou veteranos, onde se orienta sobre o funcionamento, uso, serviços e acervo da Biblioteca
  • Disseminação seletiva da informação

Acesso

A BiblioMec pode ser utilizada por discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, corpo docente, residentes, funcionários técnico-administrativos e egressos, e pela comunidade externa, sendo a consulta aberta para o público geral, com livre acesso ao acervo, salvo para serviços de empréstimo.

Os usuários de outras instituições têm acesso para consulta e pesquisa no local, sendo os empréstimos domiciliares realizados somente por meio do sistema de empréstimo entre bibliotecas.

Utilização

As regras de utilização da Biblioteca no que se refere à disciplina, uso e conservação do acervo e instalações, disponibilidade dos serviços prestados, bem como as sanções aplicadas, estão dispostas no Regulamento Interno.

A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam-se de acordo com a categoria do usuário, conforme segue:

  • Aluno da graduação, pós-graduação, cursos livres de longa duração e funcionário técnico-administrativo: 3 (três) itens pelo prazo de 7 (sete) dias corridos
  • Residente: 4 (quatro) itens pelo prazo de 14 (quatorze) dias corridos
  • Professor: 5 (cinco) itens pelo prazo de 14 (quatorze) dias corridos

Bibliotecas Virtuais

As bibliotecas virtuais são meios para se disponibilizar informação online em diversos conteúdos à distância, em suas coleções além de e-books também abrangem imagens, gráficos, artigos e revistas científicas, geralmente apresentam conteúdos mais específicos e notórios por serem ligadas a instituições de caráter científico ou acadêmico. As Bibliotecas oferecem um grande acervo de obras nacionais e internacionais que podem te auxiliar nos estudos na faculdade EBRAMEC.

Bibliotecas
Biblioteca Brasiliana Mindlin
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Biblioteca Digital da UNICAMP
Biblioteca Online – Scielo
Biblioteca Virtual em Saúde – Brasil

Biblioteca Virtual Pearson (Turmas de Graduação da Faculdade EBRAMEC)

Para solicitar sua inscrição na Biblioteca Virtual, envie um e-mail para [email protected] , com nome completo, CPF e o seu curso de GRADUAÇÃO

Periódicos Capes

Infraestrutura

A BiblioMec é constituída por uma biblioteca central, de operações na sede da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa.

A área útil no campus sede tem 206,50 m2 e contempla setores como Laboratório de Informática e Orientação a TCC. Nas áreas de estudos em grupo e individual, o setor conta com a capacidade de 30 assentos.

Área física disponível

Identificação da áreaMetragem
Acervo (Livros)34,00 m2
Acervo (Periódicos)7,60 m2
Acervo (Produção Acadêmica)2,00 m2
Área de Convivência (lounge)14,00 m2
Atendimento (Área de Circulação e Balcão)13,30 m2
Estudo em Grupo (sala 1)8,35 m2
Estudo em Grupo (sala 2)5,40 m2
Estudo Individual35,50 m2
Hall de Entrada (Guarda-Volumes)14,60 m2
Laboratório de Informática50,95 m2
Sala de Orientação a TCC13,20 m2
Terminais de Consulta Rápida7,60 m2

Política de Desenvolvimento de Coleções

O acervo constante na BiblioMec é de propriedade exclusiva da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa, independente da forma de aquisição e incorporação ao patrimônio, sendo organizado e mantido em consonância com a Política de Desenvolvimento de Coleções definida pela Biblioteca.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da BiblioMec, devidamente aprovada em Resolução CONSU, tem por finalidade estabelecer parâmetros e responsabilidades para o desenvolvimento do acervo bibliográfico, norteando o planejamento e a avaliação das coleções, com o objetivo de garantir o crescimento racional e equilibrado do acervo, de forma qualitativa e quantitativa, além de funcionar como um guia para fundamentar tomadas de decisões do profissional bibliotecários em relação à composição do acervo da Biblioteca para que este dê suporte ao ensino, pesquisa e extensão na Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa.

O trabalho parceiro entre a Biblioteca, docentes, mantenedor e Departamento de Compras propicia a melhoria quantitativa e qualitativa dos recursos bibliográficos, com diretrizes focadas no atendimento eficaz à demanda e, de forma regulamentada, os indicadores constantes nos Instrumentos de Avaliação dos Cursos de Graduação.

Em 2019, a BiblioMec conta com mais de 5 mil volumes em seu acervo, além de periódicos, acervo multimídia e trabalhos acadêmicos.

ACERVO GERAL

Tipo de suporteTítulosExemplares
Livros4.1245.115
Periódicos23214
Multimídia2121
Trabalhos Acadêmicos113113

Política de atualização e expansão

O acervo é adquirido a partir de indicações das bibliografias básica e complementar dos docentes da graduação, de acordo com as necessidades de cada disciplina. A quantidade de exemplares é determinada proporcionalmente, conforme as recomendações dos órgãos regulatórios e pela demanda de uso da obra.

A atualização do acervo bibliográfico tem como prioridade a aquisição sistemática e periódica de títulos indicados para as disciplinas e demais componentes das matrizes curriculares constantes nos projetos pedagógicos dos cursos.

O processo de aquisição de livros é indireto, tendo sua operacionalização como cotação e fechamento de pedido de fornecimento por Departamento de Compras centralizado e não pela Biblioteca.

Os valores obtidos para compra de livros, periódicos e outros suportes informacionais são repassados pela Mantenedora, que aloca parte de seu orçamento para o desenvolvimento do acervo.

Organização técnica e física do acervo

O Setor de Tratamento da Informação é responsável pela análise temática (classificação e indexação) e descritiva (catalogação) dos materiais bibliográficos que compõem o acervo da BiblioMec, bem como pelo controle de cabeçalhos de assunto e autores, obedecendo a critérios biblioteconômicos internacionais de padronização.

Para o processamento técnico o código de catalogação utilizado é o Anglo American Cataloguing Rules, 2nd ed. (AACR2).

Adota-se o Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) e para a notação de autor utiliza-se a Tabela Cutter Sanborn.

O armazenamento da coleção se dá por arranjo temático. O processo operacional voltado para o acesso e recuperação da informação inclui a etiquetagem com utilização de código de barras e número de chamada.

Os periódicos estão ordenados nas estantes por ordem alfabética dos títulos, em seção própria.

Política de Informatização

Gerenciamento do acervo

O software de gestão de dados utilizado pela BiblioMec, a partir de 2019, é o Sistema SophiA Biblioteca Web, um sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas, desenvolvido pela Prima Informática, voltado para a gestão de bibliotecas acadêmicas e que contempla as principais operações de uma biblioteca.

O software é baseado nos padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados, possibilita fazer o gerenciamento de biblioteca digital, com vinculação de diversas mídias e é uma ferramenta integrada a provedores de conteúdo digital.

Acesso à rede Wi-Fi

A BiblioMec possui infraestrutura para acesso à Internet em computadores pessoais por rede Wi-Fi nas áreas de estudos em grupo e individuais.

Tecnologia assistiva

A BiblioMec possui o Scanner Bookreader, equipamento especial para deficientes visuais que digitaliza, reconhece o texto por OCR e cria arquivos de áudio e/ou faz a leitura do texto com voz natural.

Plano de Contingência

O setor possui um plano de contingência que busca identificar as vulnerabilidades e os impactos que podem afetar os processos de disponibilidade e acesso aos recursos de aprendizado no âmbito da BiblioMec, sendo um documento tem caráter estratégico / preventivo, ao tentar prever possíveis situações de emergência, e reativo / operativo, ao estabelecer orientações e procedimentos aos gestores e suas equipes para a preservação informacional e patrimonial, visando evitar, controlar ou minimizar os impactos que possam afetar o atendimento aos usuários em caso de situações emergenciais e adversas que impossibilitem o funcionamento normal da Biblioteca.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin