Cálculo Biliar e a Medicina Chinesa - FACULDADE EBRAMEC

Cálculo Biliar e a Medicina Chinesa

Liberação do comércio pelo Bolsonaro

A Medicina Chinesa é um sistema médico completo, uma racionalidade médica completa e independente, que baseia os tratamentos nos Diagnóstico das Doenças tradicionalmente descritas na visão chinesa e Diferenciação de Síndromes e não apenas nas doenças ocidentais. Através de uma visão integral do ser humano, com base em uma criteriosa análise dos mais diversos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, direta ou indiretamente associados com a sua queixa principal, é que o tratamento é direcionado.

A Fitoterapia Chinesa é o principal ramo da Medicina Chinesa, onde se destacam:

Na prática clínica da Fitoterapia Chinesa, principalmente, ervas, além de partes de animais e minerais, são empregadas por suas qualidades terapêuticas e preventivas, sendo uma importantíssima modalidade terapêutica para o tratamento de doenças, prevenção de doenças e promoção da longevidade com qualidade de vida.

Nos tratamentos, o uso de apenas uma substância da Matéria Médica Chinesa pode não ser suficiente para tratar todo o desequilíbrio do paciente, pois geralmente os pacientes apresentam síndromes combinadas e complexas que requerem a administração de múltiplas substâncias.

A combinação de substâncias dentro da Fitoterapia Chinesa chama-se Fórmula ou Prescrição (方剂 Fang Ji). Para isso, o praticante de Fitoterapia Chinesa deve ter, além do conhecimento das características e propriedades de cada uma das substâncias isoladas, também ter o conhecimento das características e interações das combinações dentro de uma fórmula. Uma fórmula fitoterápica ideal deve ser combinada de modo que as substâncias possam produzir o máximo de efeito terapêutico com o mínimo de possibilidade de causar efeitos colaterais.

O Cálculo Biliar dos bovinos (Calculus bovis), conhecido como Niu Huang 牛黄 (literalmente amarelo do boi, em relação à coloração amarelo amarronzada da substância) é, basicamente, a pedra da vesícula de bois e vacas (Bos taurus domesticus) que é extraída quando do abate do animal. Durante o abate a vesícula biliar e retirada e seu conteúdo é passado por um processo de filtragem onde as pedras que existem são então coletadas, higienizadas e deixadas para secar, para então serem utilizadas terapeuticamente. Este procedimento é relativamente comum em países asiáticos, no entanto não é adotado com regularidade no ocidente.

O primeiro grande livro a apresentar as substâncias individuais utilizadas na Fitoterapia Chinesa foi o Shen Nong Ben Cao Jing (Clássico da Matéria Médica de Shen Nong), Dinastia Han, onde já aparece informações sobre o uso do Niu Huang que foi mantido até os dias de hoje com seu uso enriquecido por estudos e pesquisas modernas, comprovando seus efeitos terapêuticos.

Em termos tradicionais, a Medicina Chinesa, descreve que o Niu Huang tem as funções de Limpar Calor e Eliminar Toxinas; Transformar a Mucosidade de Abrir os Orifícios; Acalmar os Tremores e Extinguir o Vento. Já sob o ponto de vista ocidental, em uma obra moderna sobre a farmacologia da Fitoterapia Chinesa há descrição, com as devidas referências de estudos, de efeitos do Niu Huang sobre o sedativo, anticonvulsivante e antipirético no sistema nervoso central; influência inibitória sobre o sistema cardiovascular; alivio de espasmos e contrações intestinais; estímulo sobre a produção de bile, além de melhorar a sua liberação; aumento na contagem de glóbulos vermelhos no sangue; efeito anti-inflamatório; efeito antibiótico.

Ontem mesmo aqui em Hong Kong, onde estou representando a Faculdade EBRAMEC na Conferência Internacional de Modernização dos Produtos da Medicina Chinesa e Saúde  e no 15º Simpósio Internacional de Pós-graduados em Medicina Chinesa, foi apresentado um trabalho que tinha como destaque o uso de Niu Huang dentro de uma formulação para atuação em pacientes com demência e Alzheimer.

Na atualidade o comércio de cálculo biliar verdadeira tem gerado muito interesse por se tratar de um produto cujo valor tem subido muito e a demanda, por seus efeitos, também tem subido de modo que há também o Ren Gong Niu Huang 人工牛黄 que seria uma forma sintetizada em laboratório de cálculo biliar, com efeitos similares.

Gostaria de concluir relembrando que dentre as milhares de substâncias descritas ao longo dos séculos para uso na Fitoterapia Chinesa há algumas que podem ser consideradas exóticas no ocidente, mas que devem ser compreendidas dentro da evolução cultural e histórica do povo chinês, de modo que muitas substância que nós brasileiros, por exemplo, utilizamos podem ser consideradas exóticas para outras culturas.

Autor: Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho, PhD

Diretor Geral da Faculdade EBRAMEC: Escola Brasileira de Medicina Chinesa Graduado em Fisioterapia, Pós-Graduado em Acupuntura e Fitoterapia Chinesa Doutor em Acupuntura e Moxabustão na Universidade de Medicina Chinesa de Shandong; Professor Associado da Federação Mundial de Medicina Chinesa – WFCMS Professor Convidado das Universidades de Medicina Chinesa de Shandong e Chengdu; Editor chefe da Revista Brasileira de Medicina Chinesa; Autor de cerca de 20 livros na área da Medicina Chinesa.