1-A Ashtanga tem aulas guiadas pelo instrutor ou o praticante segue o próprio ritmo. Segundo a professora de Yoga, Camila Vasconcellos, existem seis séries de posturas com sequencias fixas. O aluno só pode fazer a série seguinte se dominar a anterior.
2-A Hatha Yoga é considerada um dos tipos de yoga mais populares do mundo, a técnica é indicada para qualquer pessoa, sem restrição de idade. As aulas têm sequências mais lentas, em que os indivíduos permanecem por mais tempo na mesma postura.Com o passar do tempo, a Hatha Yoga pode contribuir com a flexibilidade, força corporal, além de melhorar a energia e trazer mais equilíbrio. Sem esquecer do seu grande potencial de relaxamento.
3-A Power Yoga é uma vertente do Hatha Yoga, e exige muito do praticante, tanto física quanto mentalmente. Neste o professor é livre para criar sua sequência, por isso a técnica é indicada para quem gosta de exercícios corporais fortes.
4-A Yoga Integral é algo muito mais leve e pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade. Esse tipo de prática conta com combinações de práticas físicas e espirituais, abordagens psicológicas e filosóficas, exercício de respiração, postura, meditação e relaxamento. A técnica promete um sistema nervoso mais calmo e reconexão espiritual.
5-A próxima é a Iyengar Yoga tem foco na coluna. As aulas são estruturadas em posturas que são ensinadas com muito vigor técnico. Esse tipo de Yoga se diferencia das outras modalidades por incentivar o uso dos materiais externos, como blocos e almofadões, durante a prática dos Asanas (Posturas) para tornar as posições mais acessíveis.
6-A Kundalini Yoga é também chamada de yoga da consciência, que trabalha a energia vital que existe dentro de cada um. Essa prática trabalha o equilíbrio entre o corpo físico e mental. Assim, além de técnicas físicas, tem um foco na metodologia respiratória.
7-Por último, a Raja Yoga, que vi além das técnicas corporais, contando com éticas a serem seguidas para alcançar o estado de pura consciência. São elas:
*Yama – não matar, não mentir, não roubar, não ser desequilibrado e não cobiçar;
*Niyama – pureza do corpo e da mente, contentamento, auto-esforço, estudo de si mesmo e das escrituras sagradas, entrega de si mesmo a Deus;
*Asanas – posturas psicofísicas, exercícios físicos e mentais da hatha yoga;
*Pranayama – controle do prana através de exercícios respiratórios;
*Pratyahara – controle dos sentidos;
*Dharana – concentração da mente em um ponto;
*Dyana – meditação;
*Samadhi – união com o Ser interior.
Se identificou com algum? Sempre é uma boa hora para começar a praticar Yoga!
Fonte: Revista da Mulher