Curiosidades da China – A lenda dos fios vermelhos – Akai Ito

Curiosidades da China – A lenda dos fios vermelhos – Akai Ito 

A “‘Akai Ito’ é uma lenda que diz que quando a pessoa é destinada a outra, ambas têm um laço vermelho que as ligam, no dedo mindinho. O laço pode embaraçar, emaranhar, mas ele nunca quebra. O laço não é visível a olho nu, mas está lá desde o momento do nascimento. Quanto mais longo estiver o fio, mas longe as pessoas estão e mais tristes estarão. Sequer a morte o rompe, apenas o alarga para se encontrarem em outra vida”.

 

 

A lenda possui duas versões a chinesa e a nipônica, ambas com o mesmo siginficado, os de que as almas gêmeas são ligadas por fios vermelhos invisíveis!

 

Na versão chinesa considerada oficial explica  que na verdade é uma corda  invisível que une as almas gêmeas pelo tornozelo e não pelo dedo mindinho. Segundo a mesma, um homem andava pelas montanhas a caminho de visitar a sua noiva, quando um velho apareceu dizendo ser o Deus Xia Lao Yue e que tinha o poder de ligar, por meio de uma corda vermelha invisível, almas gêmeas, e disse ao homem que a pessoa que ele estava indo visitar não era o grande amor de sua vida e complementou dizendo que havia um bebê e disse que era àquela pessoa que a corda o ligava. O homem não acreditou e com muita raiva mandou colocar fogo na casa do bebê, para que ele morresse, foi então que se casou com sua noiva e foi muito infeliz. Anos depois, ficou viúvo e acabou conhecendo uma mulher com quem se casou e foi muito feliz, essa mulher em questão era aquele bebê, que ficou órfão e só sobreviveu ao incendio porque a mãe o embrulhou em um saco molhado.

 

A segunda versão, a nipônica conta que um garoto caminhava em direção a sua casa, numa noite escura, quando um velho, o Deus Xia Lao Yue, o abordou, porém  o menino não deu muita importância quando o velho disse que ele precisava encontrar sua jovem esposa, ele disse que nunca iria se casar. Ouvindo isso, o Deus revelou ao garoto que ele se casaria com a jovem a qual ele estava amarrado, pelo dedo mindinho, por um fio vermelho invisível, foi então que o menino conseguiu ver o fio até do outro lado onde estava uma menina, sentada na porta de sua casa. Indignado, o menino não aceitou o fato e atirou uma pedra no rosto da menina, machucando-a. Anos depois, o menino virou um homem, mas não conseguia se apaixonar por nenhuma mulher de sua aldeia. Todos achavam que ele nunca encontraria seu verdadeiro amor. Uma noite, ele caminhava pela rua escura quando notou a silhueta de uma mulher e no mesmo instante se apaixonou por aquela visão, essa mulher era conhecida por ser uma das mais belas da aldeia, mas que raramente saia de casa, pois tinha vergonha de seu rosto, mesmo assim, o homem se casou com a moça sem nunca ter visto seu rosto. Quando a cerimônia de casamento acabou, e eles estavam sozinhos, o homem perguntou a esposa porque ela nunca mostrava o rosto. Ela respondeu que quando era pequena, um rapaz havia lhe atirado uma pedra, deixando uma cicatriz na sobrancelha. Naquele momento, o homem se lembrou do Deus Xia Lao Yue e seu fio vermelho invisível.

 

Fonte: http://www.themiscellaneouspost.com.br/akai-ito-lenda-chinesa-fio-vermelho/