Curiosidades do Agrião – Hortaliça do Mês de AGOSTO

Curiosidades do Agrião – Hortaliça do Mês de AGOSTO

Fitoterapia Ocidental

 

 Nasturtium officinalis – Agrião

Sabor: Refrescante, amargo, picante

 

Associações: Atua nos canais do Baço, Pulmão, Estômago e Intestino Grosso.

Parte utilizada: Planta toda.

Composição química

 

Heterosídeos sulfurados, vitaminas (A, B, C, D, E, B3), princípios amargos, gliconasturtina, minerais (P, Fe, I, S, Ca), glicosídeos, óleos essenciais entre outras substâncias.

 


Ações e indicações clássicas

 

Utilizado para desintoxicar o corpo das toxinas do tabaco, para escoburto (por ser fonte de vitamina C), anemias, raquitismo, depurativo, expectorante em bronquites, antiasmático, utilizado externamente para seborreia, acnes, eczemas, caspa e queda de cabelo.

Interações: Inibe o metabolismo do acetominofeno, e potencializa os efeitos de digitálicos.

 


Efeitos colaterais

 

Evitar em cistites, gastrites e colites pois pode agravar a inflamação em pacientes sensíveis. Deve-se evitar em grávidas e lactantes por falta de evidencias de segurança. Existe uma grande afinidade entre o agrião e parasitas da família dos fasciolídeos, o que torna necessário uma higienização confiável do agrião para não contrair fasciolíase.

 


Dose

 

Ele é utilizado inclusive como alimento, por isso sua dosagem pode ser bem alta e com relativa segurança. Sempre avaliando a necessidade do paciente e sua resposta ao tratamento.

Propriedades


Medicina chinesa: Lembramos que os chineses construíram sua farmacopeia energética durante milhares de anos, portanto, o resultado apresentado nesta obra não é definitivo.

Elimina fleuma calor do Pulmão – Utilizado para eliminar a Fleuma calor do Pulmão, apresentando sintomas como tosse com expectoração amarelada, revestimento amarelado e pegajoso na língua, pulso rápido e deslizante, opresso no tórax entre outros. Pode ser utilizado também em padrões de fleuma umidade onde há tosse crônica com esputo profuso e revestimento lingual branco e pegajoso.

Elimina toxinas – Utilizado como coadjuvante em casos de calor toxina, apresentando sintomas como inflamação na garganta, acnes, furúnculos e abcessos.

Circula o Qi – Utilizada para circular o Qi no aquecedor médio e superior.


Precauções

 

Utilizar com cuidado em pacientes com deficiência de Qi, principalmente do pulmão, pois a erva é picante e tente a circular e dispersar o Qi, podendo agravar o quadro.

 

 Créditos: Professor José Carlos Sencini, ministra o curso de fitoterapia ocidental