Dia Mundial da Osteoporose – Método das Três Agulhas do Rim
bu shen san zhen –
Três agulhas da Tonificação do Rim (Shen)
Três agulhas:
- B23 (Shenshu)
Localização: Na região lombar, no mesmo nível que a borda inferior do processo espinhoso da segunda vértebra lombar (L2), 1,5 cun lateral à linha mediana posterior.
Justificativa: Este é o ponto Shu das Costas (Bei Shu) do Rim (Shen), tendo grande importância na tonificação deste Órgão (Zang).
- R3 (Taixi)
Localização: No aspecto posteromedial do tornozelo, na depressão entre a proeminência do maléolo medial e o tendão calcâneo.
Justificativa: Este é o ponto Fonte (Yuan) do Rim (Shen), sendo um dos pontos que mais tonificam este Órgão (Zang) no trajeto de seu Canal. Quando empregado em combinação com o B23 (Shenshu) tem a sua capacidade de tonificar muito aumentada.
- VC4 (Guanyuan)
Localização: No abdome inferior, 3 cun inferiores ao centro do umbigo, na linha mediana anterior.
Justificativa: O nome deste ponto Guanyuan, significa a “passagem do primário ou original” fazendo alusão ao Qi Primário (Yuan Qi) que se localiza, originalmente, no Rim (Shen), para então influenciar todo o corpo. A utilização tem a capacidade de estimular tanto o aspecto Yin como o aspecto Yang do Rim (Shen).
Funções tradicionais:
- Fortalecer o Rim (Shen);
- Tonificar a Essência (Jing).
Manipulações das agulhas:
O ponto R3 (Taixi) deve ser estimulado com agulhamento perpendicular e inserção de 0,3-0,5 cun. Já os pontos B23 (Shenshu) e VC4 (Guanyuan) também devem ser estimulados com agulhamento perpendicular, porém com inserção de 1-1,2 cun de profundidade.
Caso não sejam observados sinais de Calor ou Fogo, a utilização da moxabustão é recomendada, principalmente no B23 (Shenshu).
Indicação principal:
Deficiência do Rim.
Fonte: Metodo de Três Agulhas – san zhen liao fa. 2° edição. Autor: Reginaldo Filho
*PRODUTO DÍSPONIVEL EM: www.maisoriental.com.br