Pneumonia – Pontos de Acupuntura
Dia Mundial da Pneumonia
Pontos de Acupuntura que auxiliam na doença
VC18 – yu tang
Na região torácica anterior, no mesmo nível que o quarto espaço intercostal na linha mediana anterior;
Punção: Cuidado: no caso de um forame esternal existe o risco de lesão no coração ou na pleura. Para maior segurança recomenda-se exclusivamente punção superficial no trajeto do Canal de Energia ou contra ele.
Indicações: Bronquite, asma, tosse, dor no peito;
Abre o Tórax, regula e diminui o Qi: dores ,repleção e problemas no tórax, dispnéia, dores precordiais, dores de garganta, disfagia,
VC22 – tian tú
Ponto de cruzamento com o yin wei mai
Na região anteiro ao pescoço, no centro da fossa supraesternal na linha mediana anterior.
Punção: 0,2 cun vertical (perfuração da pele) em seguida mover o cabo da agulha em direção cranial, deve-se empurrar para frente o retroesternal ao longo da superficie posterior externo, cerca de 0,5 a 1 cun. Cuidado: ponto perigoso. A condução errada coloca em riscos os grnades vasos situados no mediastino e em outros órgãos.
Indicações: Asma, bronquite, faringite, distúrbios das cordas vocais, amigdalite, soluço.
Diminiu o Qi de contrafluxo do Pulmão, alivia a tosse e a respiração ofegante, beneficia a garganta: doenças de vias respiratórias, resfriados agudos e febris (causados por Calor ou Vento) com dores de garganta, sensação de bolo na garganta, bócio, espasmo do esôfago, soluço e disfagia
Fontes: ” Ponto de Acupuntura: Guia de Bolso” dos autores Reginaldo de Carvalho Silva Filho, Ricardo Canela Paulo, Eduardo Vicente Jofre.
” Guia Prático de Acupuntura” dos autores Claudia Focks e Ulrich Mãrs