*Texto traduzido do US National Library of Medicine National Institutes of Health
Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise.
Lee B1, Lee J1, Cheon JH2, Cantado HK3, Cho SH4, Chang GT1.
O objetivo foi o de resumir e avaliar criticamente as evidências disponíveis sobre a eficácia e segurança da acupuntura para crianças com transtorno do espectro do autismo (ASD). Os métodos foram pesquisados por 13 bancos de dados de estudos publicados até dezembro de 2016.
Os Ensaios clínicos randomizados (ECR) avaliaram a eficácia da acupuntura para crianças com ASD e as medidas de desfecho foram as pontuações gerais das escalas que avaliaram os sintomas centrais do TEA de cada sintoma, como habilidades de comunicação social, estereotipia, capacidade de linguagem e função cognitiva.
Os tamanhos de efeito foram apresentados como diferenças de média (MD). E obteve o resultado de Vinte e sete (27) RCTs com 1736 participantes foram incluídos. A acupuntura complementar à intervenção comportamental e educacional diminuiu significativamente as pontuações gerais da Escala de Classificação de Autismo na Infância (MD -8.10, 95% CI -12.80 a -3.40) e o Autism Behavior Checklist (MD -8.92, 95% CI -11.29 a -6,54), no entanto, não ficou claro qual dos sintomas do TEA melhorou.
A acupuntura como monoterapia também reduziu a pontuação geral do CARS. Os eventos adversos relatados foram aceitáveis. A conclusão sugere que a acupuntura pode ser eficaz e segura para o espectro pediátrico. No entanto, não é conclusivo devido à heterogeneidade dos métodos de tratamento com acupuntura usados nos estudos
O ponto mais utilizado nas pesquisas foi VG20 (Baihui) seguido do ponto extra Yintang. Vale apontar que diversos estudos analisados empregaram o Método de Três Agulhas.