Evidências científicas da Acupuntura: relação entre Pontos e Tecidos Conjuntivos confirmadas por estudos

Nos últimos dias, um vídeo explicando como a Acupuntura trabalha na facia viralizou, trazendo à tona discussões sobre a validação científica do conhecimento milenar da Medicina Chinesa. Para a surpresa de alguns é que as bases anatômicas da Acupuntura na “visão da medicina ocidental” já haviam sido descritas em artigos publicados há mais de 20 anos.

O artigo intitulado “Relationship of Acupuncture Points and Meridians to Connective Tissue Planes”, de Helene M. Langevin e Jason A. Yandow, foi publicado na The Anatomical Record (New Anat.) em 2002. O estudo demonstrou que os Pontos de Acupuntura coincidem com planos de tecido conjuntivo, fornecendo uma explicação anatômica para a eficácia da Medicina Chinesa, no seu ramo mais difundido no ocidente, a Acupuntura. Anos depois, em 2015, essas informações foram apresentadas na Joint Conference on Acupuncture, Oncology and Fascia, realizada em Harvard.

Faculdade EBRAMEC na Conferência de Harvard: avanços na pesquisa em Acupuntura

A Faculdade EBRAMEC esteve presente neste evento internacional representada pelo Dr. Reginaldo Filho, PhD, reafirmando seu compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento da Medicina Chinesa no Brasil. Durante a conferência, a EBRAMEC apresentou quatro trabalhos científicos de alunos e professores, abordando temas como:

  • Treating Infertility with Acupuncture and Moxibustion: A Clinical Review

  • Acupuncture Treatment Effect on the Oxidative Stress

  • Different Frequencies of Electroacupuncture in Patients with Diabetes

  • Acupuncture for Memory Performance

Medicina Ocidental reconhece a eficácia da Acupuntura após décadas de estudos

Duas décadas depois da publicação do estudo de Langevin, a visão ocidental começa a se impressionar com os resultados científicos que confirmam a potência e a precisão do conhecimento da Medicina Chinesa. A Acupuntura, que há milênios demonstra sua eficácia na prática clínica, agora recebe respaldo da ciência moderna, reafirmando seu papel essencial na saúde e no bem-estar.

A Faculdade EBRAMEC segue na vanguarda da Medicina Chinesa, promovendo ensino e pesquisa de alto nível, e conectando o conhecimento tradicional com as descobertas científicas mais recentes, como nosso lema Tradição e Modernidade.

Baixe os estudos citados, clique para baixar: