Existe Carnaval na China? - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Existe Carnaval na China?

Especial Carnaval/Ano Novo Chinês

 

Existe Carnaval na China?

Existe Carnaval na China?

A resposta é não, o que temos é o Ano Novo Chinês na mesma época. Considerado um dos períodos mais importantes da cultura chinesa, o ano novo é celebrado durante 15 dias e segue a marcação do calendário lunar. Em 2018, o ano novo chinês começará no dia 16 de Fevereiro e é marcado pelo ano do Cão. Essa tradição foi moldada ao longo de 2 mil anos através de lendas e costumes, e até hoje todos seguem os rituais.

O vermelho e o dourado são as cores oficiais da data, segundo os chineses, elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam. Reza a lenda que há muitos anos havia uma besta gigante chamada Nian, que engolia seres humanos inteiros. Um dia as pessoas perceberam que a besta Nian tinha medo da cor vermelha e de fortes barulhos. Desde então este dia ficou marcado como um novo começo e é celebrado como o início do ano novo.

Entre os ritos de passagem, os chineses tem o hábito de enfeitar suas casas. Eles costumam colar nas portas e janelas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali.

12 animais de Buda

Outra lenda muito curiosa fala sobre o início dos anos dos animais na China. Dizem que Buda marcou um encontro com todos os animais em um dia de ano novo chinês. Doze animais apareceram e então Buda atribuiu 1 ano a cada um deles, e anunciou que todas as pessoas nascidas no ano teriam alguma personalidade daquele animal. Interessante, não?

Semelhanças com a cultura ocidental

Mesa farta e reuniões em família também fazem parte da véspera do ano novo chinês. Quando o relógio marca meia-noite, todos comem um bolinho cozido (conhecido como guioza). Os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro, cuja entrega é feita dentro de um envelope vermelho, que por superstição não deve ser aberto na frente de quem presenteia.

Logo depois inicia-se a queima de fogos, jogos e brincadeiras, o festejo só termina ao amanhecer do novo ano. Nesta data, tradicionalmente as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos. A comemoração só termina 15 dias depois, quando acontece a Festa das Lanternas.

 

Fonte: Kiboo

Solverwp- WordPress Theme and Plugin