Faculdade EBRAMEC promove Semana Mundial da Medicina Chinesa 2024 com atividades gratuitas

O Dia Mundial da Medicina Chinesa foi instituído em 2018, durante o Congresso Mundial de Medicina Chinesa realizado na Itália, ocasião em que foi aprovada a Declaração de Roma, datada de 11 de outubro. Em junho de 2019, na Cúpula de Verão do Congresso Mundial de Medicina Chinesa, em Xian, China, foi decidido que, além da celebração do dia específico, seriam realizadas atividades ao longo de uma semana, com datas oficialmente entre 11 e 17 de outubro.

A Faculdade EBRAMEC, reconhecida como pioneira e referência em Medicina Chinesa no Brasil, não poderia deixar de celebrar essa data de grande importância. Entre as diversas ações promovidas, a instituição ofereceu uma série de atividades totalmente gratuitas, tanto presenciais quanto digitais.

O objetivo da instituição foi trazer os Cinco Ramos da Medicina Chinesa para que alunos, professores e comunidade pudessem ter contato com a rica história e cultura da Medicina Chinesa, sendo eles: Acupuntura e Moxabustão, Fitoterapia Chinesa, Dietoterapia Chinesa, Qi Gong – Práticas Corporais e Massoterapia Chinesa – Tui Ná.

Acupuntura e Moxabustão - 针灸

Previous slide
Next slide

Um dos principais ramos da Medicina Chinesa e o mais popular no Ocidente é a Acupuntura e Moxabustão, e, durante a Semana Mundial da Medicina Chinesa, os alunos e interessados tiveram a oportunidade de participar de atividades práticas em nossos ambulatórios. Essas vivências permitiram que os participantes se aprofundassem nas diversas aplicações dessa técnica milenare em diferentes contextos. As atividades oferecidas incluíram:

Ambulatório de Acupuntura Estética – Especial Estética Corporal, com a Profª Dafne Pretel, onde foram demonstradas técnicas de Acupuntura voltadas para o rejuvenescimento, combate à celulite, redução de medidas e melhora da saúde da pele.

Ambulatório de Acupuntura e Moxabustão na Saúde da Mulher com nossa Coordenara de Ambulatório, Profª Fabiana Conte, que abordou o uso para tratar questões femininas, como distúrbios menstruais, sintomas da menopausa e problemas relacionados à fertilidade.

Ambulatório de Acupuntura Sistêmica – Especial de Moxabustão com Profº Sidney Moura, o qual os participantes puderam conhecer o uso da Moxabustão, uma técnica que envolve a queima da erva Artemísia promovendo calor em pontos de Acupuntura ou pontos estrategicamente selecionados, como complemento para o tratamento de diversas condições de saúde, como dores crônicas e emocionais.

Ambulatório Acupuntura do Mestre Tung com Professor Vladimir Almada, que apresentou o sistema de Acupuntura desenvolvido por Mestre Tung, com técnicas de pontos e protocolos diferenciados que têm ganhado reconhecimento por sua eficácia em diversos quadros clínicos.

Fitoterapia Chinesa 中药 e Dietoterapia Chinesa 食疗

Um dos ramos que mais cresce no Ocidente, o mais popular na cultura da Medicina Chinesa na China é a Fitoterapia Chinesa e também a Dietoterapia Chinesa, nestes ramos os participantes interessados puderam acompanhar uma receita de alimentação e uma preparação de um Chá Fitoterápico, isso tudo em nosso Laboratório de Fitoterapia Chinesa. Se falamos em Fitoterapia não poderíamos deixar de lados os chás, houve Degustação dos Chás Kan Li, de Fogo e Água.  Confira algumas imagens:

Previous slide
Next slide

Práticas Corporais - Qi Gong 气功

Previous slide
Next slide

Na manhã do dia 16 de outubro, alunos, colaboradores e professores tiveram a oportunidade de vivenciar uma das práticas mais tradicionais da Medicina Chinesa: o Qi Gong. Durante a atividade, todos puderam movimentar o Qi por meio dos movimentos suaves e coordenados dessa prática corporal milenar, que é um dos cinco pilares da Medicina Chinesa. O Qi Gong não só promove o equilíbrio, como também auxilia na saúde física e mental.

A prática foi habilidosamente coordenada pela Professora Aline Toffoli, especialista e docente do curso de Graduação em Acupuntura da instituição, que guiou os participantes através de exercícios que envolvem respiração, posturas e concentração.

Massoterapia Chinesa - Tui Ná 推拿

A Massoterapia Chinesa Tui Na 推拿 é amplamente difundida pelo mundo e é a responsável pelo surgimento de importantes outras técnicas, como o Shiatsu e Anmá. 

Com isso, os participantes tiveram acesso de forma gratuita a uma palestra digital através de nossa Plataforma Digital, ministrada pelo Professor Felipe Paixão, Dores na Coluna e a Acupressão Kan Li.

Previous slide
Next slide

Atividades Digitais e Online

Durante a Semana Mundial da Medicina Chinesa, a EBRAMEC também se destacou com uma série de atividades digitais e online, proporcionando conteúdo valioso para um público ainda maior através da própria Plataforma Digital da instituição, redes sociais e Youtube. Entre as iniciativas, destacam-se:

  • YouTube: Dica de Acupuntura na Pediatria – Profª Nilza: Uso das agulhas Shonishin
    Nossa Supervisora de Ambulatório Pediátrico compartilhou em um vídeo exclusivo o uso das Agulhas Ahonishin, uma técnica da Acupuntura Japonesa voltada para o tratamento de crianças, proporcionando alívio e equilíbrio sem a necessidade de inserção de agulhas convencionais

  • YouTube: Podcast Tong – Nova Temporada Perfil Digital com EBRAMEC
    Em uma nova temporada do Podcast Tong, com novo tema “Residindo em Acupuntura”, os ouvintes puderam acompanhar discussões e bate papo com nosso Residente de Ambulatório Rodrigo Castello. Entre os convidados estão professores, residentes e alunos da Faculdade EBRAMEC.

  • YouTube: Vídeo Dica de Dietoterapia Chinesa – Carla Cristina
    A Professora Carla Cristina trouxe uma deliciosa receita de “Pães Assados”, com preparo rápido e prático com bases e princípios na Dietoterapia Chinesa.

  • Instagram: Live da Universidade de Shandong, com Dr. Reginaldo Filho
    O Dr. Reginaldo Filho conduziu uma live especial no Instagram, diretamente de Shandong, onde estava acompanhando e coordenando o 11º Grupo de Estudos na China da Faculdade EBRAMEC, ele abordou tópicos relevantes sobre a Medicina Chinesa e discutindo a importância do intercâmbio internacional e da troca de conhecimentos entre diferentes culturas.