Governo de Macau decreta apoio pleno à Medicina Chinesa
Foi assinado em Macau o Dia Mundial da Medicina Tradicional e os Serviços de Saúde de Macau, destacado também o apoio “plenamente” e desenvolvimento da medicina tradicional chinesa.
O Governo “tem-se empenhado na implementação da política nacional de promoção do desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, apoiando plenamente o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa em Macau”, diz o comunicado divulgado pelos Serviços de Saúde.
As autoridades notam que, desde 2011, os Serviços de Saúde têm cooperado com a Organização Mundial de Saúde na área de medicina tradicional e, em 2015, foi criado o Centro de Cooperação de Medicina Tradicional da Organização Mundial de Saúde (Macau). Além disso, os Serviços de Saúde criaram, em Janeiro de 2022, o Departamento de Desenvolvimento dos Serviços de Medicina Tradicional Chinesa.
O Centro de Cooperação de Medicina Tradicional da Organização Mundial de Saúde (Macau) apoiou até ao momento, a Organização Mundial de Saúde na organização de nove fóruns internacionais e reuniões de especialistas, foram organizados 15 workshops de formação regional e 15 workshops de formação local de medicina tradicional chinesa, tendo proporcionado formação a cerca de 2.770 oficiais de saúde e profissionais locais de 73 países.
Os centros de saúde prestaram, em 2022, 63 mil serviços de medicina tradicional chinesa e acupunctura, e os Serviços de Saúde financiaram as instituições médicas, sem fins lucrativos, e compraram 230 mil serviços de consulta externa de medicina tradicional chinesa.
“Actualmente, os residentes recorrem aos centros de saúde para receber cuidados de saúde de medicina tradicional chinesa, geralmente, tratam doenças crónicas ou regulação do corpo, por exemplo, tratam da regulação do corpo dos doentes crónicos, sofrem de dores, insónias, distúrbio menstrual das mulheres, etc”, lê-se no comunicado dos Serviços de Saúde.