Lutadora e Médica: Shi Ming, a Acupunturista que venceu no UFC

No dia 23 de novembro, no torneio Road to UFC em Macau, na China, Shi Ming desferiu um nocaute impressionante em sua oponente Feng Xiaocan, com um poderoso chute na cabeça no terceiro e último round. O nocaute de Shi deixou Feng inconsciente por vários minutos, antes de ela ser carregada para fora do octógono em uma maca e levada às pressas para o hospital. Feng, mais tarde, garantiu a seus seguidores nas redes sociais que estava bem.

Sua adversária, Feng, era 15 cm mais alta que Shi, o que naturalmente lhe dava vantagem na luta.

Zhang Weili, a primeira campeã asiática do UFC da China, assistiu à luta e foi flagrada pela câmera expressando sua empolgação com o nocaute de Shi, afirmando que isso a deixou “de cabelos em pé”.

Shi trabalha como acupunturista em tempo integral no Hospital Municipal de Medicina Tradicional Chinesa de Kunming, na província de Yunnan, no sudoeste da China, durante o dia, e como atleta de MMA à noite. Seus fãs a apelidaram carinhosamente de “a mais formidável médica de MTC das artes marciais”.

À noite, Shi treina na academia Kunming Ong Bak Muay Thai Boxing e MMA, onde aprende com o treinador de luta livre dos EUA, Bagher Amanolahi.

Shi observou que sua experiência em acupuntura e massagem a ajudou, tanto ela quanto seus companheiros de equipe, a se recuperarem dos ferimentos sofridos durante as lutas.

Após sua vitória impressionante, Shi garantiu um contrato com o UFC e recebeu um prêmio adicional de US$ 50.000 como Performance da Noite.

Desde 2020, Shi conquistou 12 campeonatos de MMA na China, Coreia do Sul e Mianmar.

Link:https://www.scmp.com/news/people-culture/china-personalities/article/3288277/chinese-mma-champion-shi-ming-gains-viral-fame-contrasting-persona-tcm-doctor?utm_content=article&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR36H-ICaGUCJKwyB7FdUh331RlJmoK_wfFGUEeziuvXdZ3LjdszSOpl590_aem_Pcm8m85ne6bPMKh_BJm46A#Echobox=1733117856