O efeito da Massagem no Ponto BA6 para o nível de ansiedade no Parto - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

O efeito da Massagem no Ponto BA6 para o nível de ansiedade no Parto

*Texto traduzido do US National Library of Medicine National Institutes of Health por Reginaldo Filho

O Efeito da Massagem no Ponto BA6 para o Nível de Ansiedade no Parto

Grande parte vem do consumo de sedativos e analgésicos feito que as mulheres tomam

Samadi P1, Alipour Z2, Lamyian M3.
Abstrato

A dor do parto é a dor mais severa que as mulheres experimentam, o que poderia levar à perda do controle emocional que desempenha um papel fundamental na criação de experiência de um parto traumático com distúrbios psicológicos. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da acupressão (massagens) em relação  ao nível de ansiedade e o consumo de analgésicos e sedativos que as mulheres usam durante o trabalho de parto.

Os materiais e métodos utilizados foram um ensaio clínico randomizado, simples-cego realizado no Hospital Maryam em Teerã, no Irã. Cento e trinta e uma (131) mulheres grávidas no Labor Ward foram selecionadas para amostragem de conveniência. Os indivíduos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos, ou seja, grupo experimental (grupo de pressão), grupo controle 1 (grupo touh) e grupo controle 2 (grupo de tratamento de rotina). Os dados do estudo foram coletados usando informações demográficas e foram avaliados pelo Faces Anxiety Scale (FAS). Para os participantes pertencentes ao grupo experimental, a pressão foi aplicada ao acuponto do Ba6 por 30 min e para aqueles com apenas um toque leve foi aplicado ao acuponto do Ba6 por 30 min. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences e da estatística descritiva.

Os resultado obtidos foram uma diferença significativa entre os três grupos em termos da média de ansiedade após 30 minutos de início da intervenção e 30 minutos após o término da intervenção; a ansiedade do grupo experimental foi significativamente diminuída (p = 0,03). Sedativos e analgésicos foram significativamente menores no grupo experimental em comparação com os outros grupos (p = 0,006).

Conclui-se aMassagem por pressão no ponto BA6 (Sanyinjiao) se demonstrou como um complemento efetivo para diminuir a ansiedade materna e consumo de analgésico em mulheres em trabalho de parto (palavras do diretor da Faculdade EBRAMEC, Reginaldo Filho)

 

PALAVRAS-CHAVE:
Acupressão; Irã; Baço 6 acuponto; consumo analgésico; ansiedade

Solverwp- WordPress Theme and Plugin