O entusiasmo dos jovens chineses pela saúde reforça a Fitoterapia Chinesa já consagrada pelo tempo

Trabalhadores da cooperativa chinesa de fitoterapia Yuzheng secam schisandra chinensis, uma erva medicinal conhecida por aumentar a resistência das pessoas a doenças e ao estresse, no distrito de Luonan, Província de Shaanxi, noroeste da China, em 21 de agosto de 2022. (Xinhua/Tao Ming)

Pequim, 7 Jul (Xinhua) – Em um bar de saúde de Tong Ren Tang, a mais importante farmácia e empresa tradicional de Medicina Chinesa estabelecida no século 17, um estudante universitário de sobrenome Feng esperou na fila para comprar um café com leite com Gou Qi Zi (枸杞子 Fructus Lycii) uma substância antiga conhecida por suas propriedades de proteção do Fígado e melhoria da visão.

O chá de boba ou bolhas com ginseng e o americano com mangostão também são opções muito populares para os clientes jovens neste bar.

“Gosto desse novo tipo de consumo porque é saudável e conveniente”, disse Feng.

Saúde e bem-estar eram o foco principalmente dos de meia-idade e idosos. Hoje, um número crescente de jovens está adotando esse estilo de vida saudável, desencadeando uma nova tendência adaptada especificamente para eles em todo o país.

Zheng Wanying, funcionária de uma empresa de valores mobiliários em Beijing, geralmente começa seu dia com um pote de chá caseiro infundido com Da Zao (大枣 Fructus Jujube), Long Yan Rou (龍眼肉 Arillus Longan) e Mei Gui Hua (玫瑰花 Flos Rosae Rugosae). À noite, ela relaxa com um escalda-pés também contendo substâncias da Fitoterapia Chinesa.
“O chá de flores e frutas promove a circulação sanguínea e o clareamento da pele, enquanto o escalda-pés alivia o frio e reduz o inchaço.” A mulher de 30 anos disse que essas habilidades antienvelhecimento a ajudarão a manter uma aparência jovem.

Na Região Autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, os jovens desfrutam de massagens tradicionais chinesas em bancos de rua perto da Universidade de Guangxi.

Para jovens trabalhadores de escritório que sofrem de dor no ombro e no pescoço, o Hospital Provincial de Medicina Chinesa de Zhejiang, com o qual a Faculdade EBRAMEC mantém convênio de parceria, introduziu serviços ambulatoriais de massagem noturna para atender à sua crescente demanda por alívio da dor após o trabalho.

Uma pesquisa realizada pelo China Youth Daily no final do ano passado revelou que 79,9% dos 1.000 jovens entrevistados aprenderam algo sobre filosofia e terapias tradicionais chinesas, com 51,9% obtendo esse conhecimento nas plataformas de mídia social.

Fan Su, médico do Hospital Wangjing da Academia Chinesa de Ciências Médicas Chinesas, observou uma crescente conscientização sobre a Medicina Chinesa e a preservação da saúde entre os jovens.
“Especialmente quando sentem que estão prestes a adoecer, mas não atingiram os critérios diagnósticos da medicina ocidental, muitos jovens procuram ajuda da Medicina Chinesa”, disse ela.

Li Zhilin, funcionário de uma startup de internet, concorda com o conceito de “prevenir a doença antes que ela ocorra”. Ele acredita que se deve monitorar constantemente o estado de saúde e tratar prontamente de qualquer problema de saúde, seja físico ou mental.
Sobrecarregado com uma enorme carga de trabalho, Li já sofreu com o estresse excessivo. Depois de adotar um regime que combina respiração e acupuntura em um bar de saúde, ele recuperou uma mentalidade pacífica e se tornou mais eficiente no trabalho. “Uma boa saúde é essencial para ter energia para se dedicar ao trabalho e à vida plenamente”, disse ele.

Alguns jovens vão além para mergulhar nessa sabedoria milenar, além de experimentar terapias de Medicina Chinesa.

Dr. Reginaldo Filho em visita a Farmácia de Fitoterapia do Hospital de Shandong Universidade

Um programa de aprendizagem adicional sobre Medicina Chinesa hospedado pela Universidade de Medicina Chinesa de Shandong, com a qual a Faculdade EBRAMEC mantém convênio de parceria há mais de 20 anos e nosso Diretor Geral obteve seu Doutorado, atraiu vários jovens este ano. Jiang Fei, por exemplo, ficou ansioso para entender as teorias das ervas depois de se recuperar de uma doença com sua ajuda.

Liu Dong, proprietário de um bar de saúde em Beijing, atribuiu o fascínio da geração mais jovem pela Medicina Chinesa às políticas de apoio relevantes do país e à evidente eficácia das ervas no tratamento da COVID-19.

Em 2022, o Conselho de Estado emitiu um plano para reforçar o desenvolvimento do Medicina Chinesa durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), com o objetivo de construir um sistema de serviços de Medicina Chinesa eficiente e de alta qualidade.

Escolas de ensino fundamental e ensino médio em toda a China estão oferecendo cursos ou atividades para jovens sobre Medicina Chinesa, dando às crianças e adolescentes uma janela para a cultura medicinal tradicional.

O entusiasmo dos jovens pela saúde, desde os campi até a sociedade, revigora as ervas consagradas pelo tempo, adicionando um sabor moderno a esse legado cultural sagrado.

“As ervas milenares estão nos mantendo saudáveis de novas maneiras”, disse Feng. “Esse é o charme da Medicina Chinesa.”