O Mal de Parkinson e a VB34 (Yáng Líng Quán)

O Mal de Parkinson e a VB34 (Yáng Líng Quán) 

Sistema Nervoso – o responsável 

 

A doença de Parkinson é ocasionada pela degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra que realiza as conexões para outros neurônios, esse rompimento afeta o nosso Sistema nervoso, cujo esse recebe, transmite, elabora e armazena informações do meio externo ( do indivíduo com o ambiente) e o meio interno (regigões em nosso corpo).

No sistema nervoso distingue-se uma parte nervosa central, formada pelo eixo cérebro-espinhal, da qual partem os estímulos e à qual chegam as sensações, e uma parte nervosa periférica, formada pelos nervos, os quais servem para “conduzir” a corrente nervosa.

E na Medicina Chinesa?

Nos estudos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa não há descrições precisas sobre nervos ou o Sistema Nervoso, porém alguns estudos modernos tentam relacionar o trajeto dos nervos com o trajeto dos Canais Principais (Jing Mai).

O Cérebro é denominado classicamente de Mar da Medula, estando relacionado de maneira bastante importante com as funções do Rim (Shen), mais especificamente com as funções de sua Essência (Jing).

 

A Doença de Parkinson 

A doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. É uma doença neurológica progressiva (variável em cada paciente), que afeta os movimentos da pessoa, sendo até hoje considerada incurável. As células afetadas pela doença são responsáveis pela produção de dopamina em nosso corpo , com a sua ausência, interfere na movimentação do nosso corpo.

Os sintomas geralmente são: tremores, dificuldade de locomoção, rigidez nos músculos, desequilibrio, alterações na fala e escrita, entre outros.

A faixa etária mais atingida são as pessoas acima dos 50 anos, sendo que um por cento da população com mais de 65 anos já possuem a doença.

O diagnóstico e o tratamento da Medicina Chinesa

Aparece genericamente sobre os sinais de “convulsões”, estando sempre relacionada com a presença do Vento do Fígado (Gan), porém podemos evidenciar uma influência do Rim (Shen).

No decorrer da evolução o paciente normalmente passa por uma ou mais situações:

  • Fraqueza do Sangue (Xue), principalmente no Fígado (Gan), impedindo a nutrição dos músculos;
  • Estagnação de Sangue(Xue), com os seus sinais característicos, impedindo os movimentos adequados;
  • Fraqueza constitucional, ou relacionada com a senilidade;

Para o seu tratamento é necessário tonificar as Deficiências e Dispersar as plenitudes, além de dissolver as Estagnações, nutrir, forma o sangue (Xue).

VB34 (Yanglingquan)

Um dos pontos principais para os  membros Inferiores.

Fica localizada na fíbula da perna, na depressão anterior e distal da cabeça. 

Localizações

*Ponto  Mar (He) do Canal Principal Vesícular Biliar (Dan)

*Ponto do Movimento Terra Canal Principal da Vesícular Biliar (Dan)

* Ponto de Influência (Hui) dos Tendões (Jin)

 

Indicações: artrite, tendinite, dor na axila, inchaço no rosto, boca amarga, vômito, vertigem, tontura, hemiplegia, distúrbio de tendões.

 

No Mal de Parkinson

Esse ponto auxilia no relaxamento de tendões, alivia a rigidez da musculatura. O Mal de Parkinson tem como um dos sintomas o movimento involuntário causado pela inflexibilidade dos músculos, aplicando o VB34 na região inferior obterá um alivio dos tremores e da contração dos tecidos, além de evitar as dores gerado pelos mesmos, minimizando a doença.

 

Fontes: Conteúdo programático de Acupuntura Avançada da EBRAMEC

              “Ponto de Acupuntura: Guia de Bolso” dos autores Reginaldo de Carvalho Silva Filho, Ricardo Canela Paulo, Eduardo Vicente Jofre.