Os benefícios no desempenho físico, mental e cognitivo de método chinês para atletas olímpicos - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Os benefícios no desempenho físico, mental e cognitivo de método chinês para atletas olímpicos

Os benefícios no desempenho físico, mental e cognitivo de método chinês para atletas olímpicos

Matéria extraída de Portal Terra

A milenar acupuntura chinesa como tratamento de atletas com lesões desportivas não é recente e nem é novidade, mas o uso da acupuntura para melhorar o desempenho físico e mental do atleta, esse sim, é novo e recente. Há pouquíssimos estudos no mundo nessa área, e o Dr. Márcio Luna (1990, 1994, 1996, 2004) pode ser considerado pioneiro nesse tipo de pesquisa, no Brasil.
Em 2005, Dr. Luna publicou uma pesquisa inédita, fruto de sua Tese de Mestrado, demonstrando que a Acupuntura melhorava de forma estatisticamente significativa a força máxima e a potência de atletas velocistas (de 100, 200 e 400 metros rasos com ou sem barreiras).

Para o especialista que tem 32 anos de experiência no método chinês, o Brasil perde muito com a falta de aplicação imediata dos achados científicos recentes da pesquisa científica no esporte de alto rendimento, cujos mesmos se fossem aplicados imediatamente nos atletas brasileiros, dariam uma grande vantagem competitiva ao nosso país, como fazem as potências esportivas mundiais como: a Austrália, China, Alemanha e EUA ao usarem a Acupuntura para a melhora da performance atlética de seus atletas.

Segundo o Dr. Luna, o esporte de alto rendimento, no Brasil, não consegue oferecer mais resultados ao país por conta do preconceito dos chefes das equipes médicas e técnicas, que muitas vezes impedem novos métodos e novos profissionais de integrarem as equipes e usarem suas expertises em prol da melhora das marcas dos atletas; e também pela política nefasta dos dirigentes-burocratas de cada modalidade esportiva no nosso país, que por não entenderem da ciência do esporte, atrapalham mais do que ajudam. “Eu mesmo ofereci, por e-mail, aplicar o meu protocolo cientifico de Acupuntura, para os nossos atletas olímpicos, para a Gerencia de Alto Rendimento e não deram o menor valor à contribuição que esse método milenar chinês poderia proporcionar aos nossos atletas olímpicos”, lamenta Luna.

 

Solverwp- WordPress Theme and Plugin