Paralisia Facial e os pontos principais IG4 ou hé gu e E4 ou dí cang

Paralisia Facial e os pontos principais IG4 ou hé gu e E4 ou dí cang

A Paralisia Facial Periférica Idiopática, também conhecida como Paralisia de Bell, apresenta sinais e sintomas dependentes do acometimento do VII par craniano.

A comprenssão desta estrutura, por uma inflamação sem procedência aparente, pode trazer consigo, principalmente, a privação completa dos movimentos faciais ipsilateral à lesão.

O rosto fica assimétrico tanto no repouso como na tentativa de realizar movimentos, Os sulcos da testa desaparecem. O olho atingido não fecha, o globo ocular levanta-se na tentativa de fechar a pálpebra (sinal de Bell).

No lado afetado, o sulco nasogeniano encontra-se apagado e há queda de comissura facial. A boca e a língua desviam-se para o lado sadio. Falar, assobiar, inflar a bochecha representam dificuldade. Os 2/3 anteriores da língua ficam sem sensação gustativa.

Traumas cirúrgicos ou acidentais que podem lesar os ramos nervosos são os agentes mais comuns, como nos acidentes automobilísticos. A aplicação de fórceps durante o nascimento pelos obstetras pode esmargar os filetes nervosos durante a expulsão do feto

E na Medicina Chinesa?

É uma alteração relativamente comum, normalmente relacionada com a invasão de Vento,  Frio, Umidade ou Calor nos Canais Principais (Jing Mai) do Yang Ming, Estomâgo (Wei) e Intestino Grosso (Da Chang). Advém de uma condição de fraqueza e vazios dos Vasos Sanguíneos ( Xue Mai) e dos Colaterais (Luo Mai), que podem ser facilmente invadidos por Vento-Frio, resultando na Estagnação do Qi e do Sangue (Xue)

 A causa é multifatorial, o Frio, o Vento do lado afetado ou um fenômeno que se segue a uma reação alérgica e imunológica podem ser o gatilho que se desencadeia a paralisia. Infecções virais ou bacterianas, meningites, osteomielites ou parotidites também  são causas desencadeantes.

O diagnóstico e o tratamento da Medicina Chinesa

Dentre os principais fatores causais temos, Invasão de agentes patogênicos; Vento; Frio; Calor; Estresse Emocional; Excesso de atividade física e Traumas

Diferenciação de Síndromes

Descritas por He Shu Huai, onde existe quatro tipos, são eles:

Obstrução por Vento-Frio: Desvio de boca e olho, lacrimejamento, língua com saburra fina e esbranquiçada, pulso superficial, tenso ou em corda; Yang Ming: Paralisia simples; Shao Yang e Yang Ming: acompanhada de dores ao redor da orelha e sensibilidade no processo mastóideo.

Vento-Frio invadindo o Estômago (Wei): além da paralisia, falta de paladar, apetite, língua com saburra fina e esbranquiçada, pulso tenso ou em corda.

Umidade Calor no Fígado (Gan) e Vesícula Biliar (Dan): Paralisia, hiperacusia, dor nas regiões posteriores da orelhas, herpes, dor grave na orelha, boca amarga, garganta seca ou falta de paladar, falta de apetite, língua com saburra amarelada e pegajosa, pulso tenso ou em corda.

Deficiência do Fígado (Gan) e do Rim (Shen): Paralisia, secura intra-ocular, pouca ou ausência de lágrimas, estrabismo, espasmo facial, língua pálida, pulso filiforme, tenso ou em corda.

Pontos Principais

E4 – dì cang

 

Ponto de cruzamento com o Vaso Concepção (Ren Mai)

Yang Qiao Mai e o Canal de Energia do Intestino Grosso (Da Chang)

Localizações

Na face 0,4 cun laterais ao ângulo da boca. Lateral ao ângulo da boca, o ponto está localizado no sulco nasolabial ou na continuação do sulco nasolabial.

Punção: Oblíqua, em direção lateral, ou vertical, de 0,3 a 0,5 cun, ou ainda superficial subcutânea, cerca de 1 a 2 cun em direção a E6, IG20, VC24. Cuidado com artérias e veia facial

Indicações

Desvio de boca, paralisia facial, odontalgias, salivação, contração espasmódica das pálpebras;

Expulsa a Vento (da face), torna permeável o Canal de Energia, alivia dores, relaxa a musculatura da face: tique facial na região da boca e bochechas, neuralgia do trigêmeo, doença da maxila, afasia motora, anéstésico.

 

 

IG4 – Hé Gû

Ponto Fonte (Yuan) do Canal Principal do Intestino Grosso (Da Chang)

Ponto de Comando  para regiões da face e da boca;

Localizações

No dorso da mão, diretamente radial ao ponto médio do segundo metacarpo.

Punção: Vertical ou levemente oblíqua de 0,5 a 1 cun. Cuidado: é contra-indicada a punção dispersante durante a gravidez. Exceção: facilitação do parto.

Indicações

Cefaleia, odontalgia, rinite, faringite, paralisia facial, afonia, surdez, epilepsia, depressão, garganta dolorida urticária, parto prolongado, convulsão infantil, dor e enfraquecimentodos membros superiores, dor abdominal

Regula a face e a boca: problemas nas regiões da cabeça, entre outras, da face;

Torna permeável o Canal de Energia e os vasos luo e alivia as dores: um dos pontos mais importantes de analgesia, problemas de extremidade superior;

Fontes: Conteúdo programático de Acupuntura Avançada da EBRAMEC

              “Ponto de Acupuntura: Guia de Bolso” dos autores Reginaldo de Carvalho Silva Filho, Ricardo Canela Paulo, Eduardo Vicente Jofre.

          ” Guia Prático de Acupuntura” dos autores Claudia Focks e Ulrich Mãrs