Pesquisadores da Universidade de Medicina Chinesa de Shanghai, realizam estudo compararando o efeito clínico da eletroacupuntura nos pontos Si Guan 四关 e cápsula de cloridrato de flunarizina na cefaleia por hiperatividade do Yang do Fígado. - FACULDADE EBRAMEC

Os pontos Si Guan são uma combinação tradicional de pontos, incluindo IG4 (Hegu) e F3 (Taichong) bilateralmente, e foram estimulados com eletroacupuntura, chamada de densa-dispersa alternando frequências de  2Hz e 100Hz, por 30min em cada aplicação, uma vez ao dia, 5 vezes por semana durante 4 semanas. Já a cápsula de cloridrato de flunarizina foi administrada por via oral, 10 mg por dia durante 4 semanas.

Ao término do estudo os pesquisadores concluíram que a aplicação de eletroacupuntura nos pontos de Si Guan pode efetivamente reduzir a intensidade da cefaleia e os dias de crise de dor e aliviar os sintomas em pacientes com cefaleia por hiperatividade do Yang do Fígado. Foi destacado também que a eficácia da eletroacupuntura nos pontos Si Guan foi superior às cápsulas de cloridrato de flunarizina oral.

Confira o estudo completo: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35543939/