No estado do ES as práticas de medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular/biodança, auriculoterapia, arteterapia e musicoterapia são oferecidas na Atenção Básica para o tratamento de usuários do SUS, em 40 municípios. Em 2017, foram registrados mais de 12 mil atendimentos individuais no estado, e em Março o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 10 novas práticas integrativas no SUS. Agora os pacientes podem contar com 29 práticas integrativas.
Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. As terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios brasileiros, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Atualmente, a acupuntura é a mais difundida com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais.
As 29 práticas integrativas e complementares oferecidas no Sistema Único de Saúde são: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia, yoga, apiterapia, aromoterapia, bioenergética, cromoterapia, constelação familiar, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozoniterapia e terapia de florais.
Fonte: Es Hoje