Terapias Naturais: Propriedades da Melaleuca na Fitoterapia - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Terapias Naturais: Propriedades da Melaleuca na Fitoterapia

Terapias Naturais: As propriedades da Melaleuca na Fitoterapia

Melaleuca alternifólia – Tea tree

Melaleuca

flower-1556426_640


Parte utilizada: Óleo extraído das folhas

 

Composição química: óleos essenciais (cineol, pineno, terpineol, cimeno, alfa-terpineol, limoneno entre tantos outros, todos terpinenos).


 

Ações e indicações clássicas: Antisséptico local, antifúngico, antiviral, cicatrizante, imunoestimulante local, analgésico, para acnes, aftas, estomatites, otites, sinusites, herpes, micoses, gengivites, piorreia dentária, psoríase, impetigo, candidíase vaginal, calos, verrugas, crostas lácteas, picadas de insetos, desodorante dos pés ou axilas, piolhos, muito utilizado pela industria de cosméticos como conservante a 0,5%.

 

Efeitos colaterais: Só deve ser utilizado externamente ou topicamente em algumas mucosas, o uso interno é desaconselhado e pode causar náuseas, vômitos, diarreia e depressão do sistema nervoso central. Mesmo no uso externo podem ocorrer irritações na pele, especialmente em áreas sensíveis como a face.

Dose: No uso externo deve-se utilizar o óleo puro somente para micose nas unhas, em outros casos utiliza-se carreadores diversos com a concentração de 1 a 5% do óleo. NÃO aconselha-se uso interno.

Propriedades: Frio, Picante.


Medicina chinesa

Lembramos que os chineses construíram sua farmacopeia energética durante milhares de anos, portanto, o resultado apresentado nesta obra não é definitivo.

Transforma a Umidade no exterior – Utilizado para eliminar lesões que apresentem características de umidade, ou sejam causadas pela umidade, principalmente se for umidade calor, já que a planta e fria e auxiliará na eliminação do calor também.

Contra indicações energéticas: A planta apesar de ser fria, é extremamente picante e promove a circulação de Qi local, podendo causar lesões se entrar em contato com a pele saudável. O uso interno não é aconselhável.

Fonte: Conteúdo retirado da Fan Page do professor José Sencini

Saiba mais em: http://ebramec.edu.br/curso/terapias-naturais/

Solverwp- WordPress Theme and Plugin