TRATAMENTO INFANTIL COM CROMOPUNTURA

TRATAMENTO INFANTIL COM CROMOPUNTURA

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TRATAMENTO INFANTIL COM CROMOPUNTURA

Monografia elaborada por Fayelle Regina Branco

cromo-infantil-1005x1024 TRATAMENTO INFANTIL COM CROMOPUNTURA
Uso da Cromocupuntura (emissão de luz) no ponto em paciente

O objetivo deste trabalho foi demonstrar que a cromopuntura é eficaz no tratamento infantil, que ela consegue reequilibrar as crianças e trazer ótimos benéficos na saúde física, no aspecto psicológico, na educação escolar, bem como na convivência interpessoal. Podemos assim dizer que: O ser humano não vive sem a cor. (WautersAmbika – 1998)

Todos os processos bioquímicos da natureza dependem da luz e são intensificados com a exposição da cor adequada para cada caso especifico .As cores representam um papel de maior importância para a vida humana, mesmo não percebendo essa influência, ela existe e atua vivamente em nosso físico, mental e emocional. (Valcapelli – 2011)

Todas as nossas células, as células das plantas, animais e seres vivos dependem da luz e são afetadas pelas mais sutis variações na qualidade da luz. Durante o inverno, quando o céu se torna mais cinzento e descolorido, entramos facilmente em depressão, mas este é apenas o exemplo mais simples de como somos afetados pela luz e pela cor. (Wauters ,Ambika- 1998) Todas as doenças têm frequências peculiares de vibrações, provocadas por um fator de pressão que pode ser químico, térmico ou mecânico. De acordo coma a metafisica, isso ocorre num padrão interno do indivíduo que altera a frequência dos órgãos, causando um desequilíbrio no sistema orgânico. (Valcapelli- 2011)

A cromoterapia não tem como finalidade reviver as células já mortas, mas sim restaurar e criar condições de recuperação das células debilitadas, através da ação da cor no campo etéreo. Ela estimula a capacidade regenerativa, bem como proporciona a formação de novas células. O emprego de diferentes cores altera ou mantem as vibrações do corpo numa frequência que resulta em saúde, bem-estar e harmonia. (Valcapelli – 2011)

Materiais e Método

Para a realização deste trabalho, foram utilizados Caneta de Cromopuntura especifica, Algodão Hidrófilo, Álcool 70% , Bandeja de Aço Inox.

Metodologia

Este trabalho foi realizado na escola Jean Piaget, em São Bernardo do Campo, em 17 crianças com idade entre 4 e 5 anos, teve início em 05 de outubro de 2015, sendo finalizado em 11 de dezembro de 2015. Cada criança foi atendida uma vez por semana, totalizando 10 sessões, e foram utilizados os mesmos pontos bilateralmente, aplicados por 30 segundos cada. Os responsáveis pelas crianças foram esclarecidos sobre a pesquisa e autorizaram a participação das mesmas, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) 23

Pontos Selecionados

Os pontos utilizados foram P10 (Yuji) Borda do Peixe C8, (Shaofu) – Pequena Residência BA2, (Dadu) – Grande Cidade F2 (Xingjian) – Intervalo do Movimento R2 (Rangu) – Vale Resplandecente

Ponto Nascente : Nesse ponto o Qi do canal é mais poderoso e repleto de Qi potencial pronto a manifestarse, como o movimento em redemoinho da água numa nascente na montanha. De acordo com o eixo espiritual (LingShu) diz –se que nesse ponto o Qi “escorrega” ou “desliza “, ou seja, é rápido. Por causa dessa natureza, os pontos nascentes são muito dinâmicos e poderosos capazes de mudar as situações rapidamente; todos eles apresentam uma ação particularmente forte e são geralmente utilizados para eliminar os fatores patogênicos (exteriores ou interiores) e principalmente eliminar calor e tratar a febre. (Maciocia, Giovanni – 2014) 24

Descrição dos pontos utilizados

P10 (Yuji) Borda do Peixe – Cor utilizada Azul claro: Elimina Calor do Pulmão (Fei), Faz descender o Qi rebelde, Regula a energias Qi do Pulmão (Fei), Resfria o Calor do Sangue (Xue), Conduz fatores patogênicos para fora da região da garganta, Diminui a energia Qi de contra fluxo, Harmoniza o Estomago (Wei) e o Coração (Xin)

C8 (Shaofu) – Pequena Residência – Cor utilizada Vermelho: Elimina Calor do Coração (Xin) e do Intestino Delgado (Xiao Chang), Regula o Qi do Coração (Xin) no caso de estagnação do Qi do Fígado (Gan), Tranqüiliza o Shen e fortalece o Qi do Coração (Xin), Torna permeável o canal de energia

Ba2 (Dadu) – Grande Cidade- Cor utilizada Amarelo: Ponto de tonificação, Regula e beneficia o Baço (Pi), Harmoniza o Triplo Aquecedor médio (San Jiao), Filtra o Calor 25

F2 (Xingjian) – Intervalo do Movimento- Cor utilizada Verde: Ponto de sedação, Filtra o Fogo do Fígado (Gan), Distribui o Qi Acalma o vento (interno) do Fígado (Gan), Filtra o Calor, Estanca hemorragia, Beneficia o Triplo Aquecedor inferior

(San Jiao) R2 (Rangu) – Vale Resplandecente – Cor utilizada Azul escuro: Filtra o calor insuficiente, Regula o Triplo Aquecedor Inferior (San Jiao) e o Rim (Shen), Ponto cruzamento Yin Qiao Mai 26

Cores utilizadas nas crianças

O vermelho possui uma onda de frequência vibracional que mais se aproxima da matéria é considerada a cor relacionada ao mundo físico (Valcapelli,2011)

Na escala das cores, essa é a primeira que aparece, possuindo uma onda longa que lhe confere uma capacidade de propagação maior que a das outras cores, fazendo com que se sobressaia perante as demais.(Valcapelli,2011)

Entretanto, a onda do vermelho não se estende além dos limites da matéria, ficando restrita apenas ao mundo físico visível. Na sequência das outras cores, percebemos que, de acordo com a ordem do arco-íris, as ondas possuem frequências num padrão vibracional mais sutil , atingindo escalas mais elevadas no cosmo.(Valcapelli,2011)

Em se tratando da maneira pela qual despertam algo em nós, o vermelho causa-nos uma sensação puramente física e ambientalista. Relaciona-se com as experiências humanas ligadas as pessoas com quem convivemos e com o meio ambiente de que participamos. Podemos notar isso nas pessoas que apresentam essa cor na aura, se elas tiverem casa e comida será o suficiente. (Valcapelli,2011)

O vermelho desperta nas pessoas o poder sobre o ambiente, criando condições de controle sobre as coisas ou situações da vida. É exatamente no campo da matéria que se desenrola a experiência humana e encontramos no vermelho as condições adequadas para vivenciá-la.(Valcapelli,2011)

Essa cor proporciona as condições básicas necessárias para a vida, o que se traduz por vitalidade física.(Valcapelli,2011)

É uma cor capaz de trazer e manter a pessoa em contato com a realidade física, ” com os pés no chão “ , fazendo – a sentir – se centrada no “aqui e agora “e com total domínio das situações .É por isso que o vermelho é considerado a cor do poder sobre o ambiente e o controle das situações .(Valcapelli,2011)

Por ser ela uma cor capaz de trazer a pessoa para o presente e proporcionar estímulo e vitalidade, induz a pessoa a ação, para realizar e concretizar os projetos, dominando e manipulando as situações que envolvem o mundo físico.(Valcapelli,2011)

É a cor que faz emergir em nós a força, garra e coragem, dando condições de desempenharmos as funções que fazem parte do cotidiano da vida.(Valcapelli,2011)

O vermelho é a cor que nos proporciona o prazer que sentimos na vida e que gera a vitalidade necessária para o corpo. (Valcapelli,2011)

Só conseguimos perceber e sentir a vida quando estamos centrados no presente e em contato com a realidade, isso é fundamental para uma vida saudável. As pessoas que vivem no passado não estão sentindo as emoções provenientes da vida, e quem vive no futuro não percebe a vida fluindo nela e, por consequência, não aproveita a experiência humana. (Valcapelli,2011)

O Amarelo é associada a mente, ou seja, a potência intelectual do indivíduo. O raio amarelo estimula o intelecto e é considerada a cor da inteligência e sabedoria. Tem propriedade de aumentar a capacidade psíquica, permitindo uma boa condição de raciocínio. O amarelo é a cor da lógica e da razão, fazendo racionalizar as circunstancias. Desperta a capacidade de concentração, que é de vital importância para desempenharmos funções que exijam criatividade e vivacidade psíquica. (Valcapelli,2011)

Quando estamos estudando para alguma prova ou concurso, o contato ótico com essa cor através de luz ou papel colocado a nossa frente permitirá um bom rendimento intelectual. O uso do amarelo é recomendado apenas quando precisamos de nossa força mental. Não é uma cor que permita um envolvimento maior com as pessoas e nem da ajuda para expressarmos melhor nossos sentimentos, pois o amarelo é razão e não emoção. (Valcapelli,2011)

O verde é a cor que está no centro do espectro da luz, entre o vermelho e o violeta, sendo, portanto, a cor do equilíbrio e da harmonia do corpo físico, mental e emocional considerado uma cor intermediaria entre o nível físico e o sentimental, isso faz com que o verde seja a cor do equilíbrio. Não leva aos extremos e possibilita um estado neutro, que facilita a assimilação e permite uma boa condição para um julgamento claro A sensação que o verde nos transmite possibilita-nos fazer ótimas ponderações. (Valcapelli,2011)

Quando a mente se torna muito ativa e excitada, o verde possibilita que ela retorne ao equilíbrio, causando a serenidade psíquica. Pode até remover os medos causados pela fantasia mental. O raio verde, além de restabelecer o equilíbrio, mantem um bom funcionamento do corpo, bem-estar e serenidade, permitindo que a vida possa fluir de maneira agradável e satisfatória. (Valcapelli,2011)

Por esse motivo o verde é usado em muitos tratamentos na cromoterapia, mas sempre acompanhado de outra cor. Ele faz com que o órgão volte ao seu equilíbrio, para depois ter o impulso necessário para a sua atividade. (Valcapelli,2011)

Possui efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e balanceador dos órgãos e sistemas. Normaliza as funções de todas as glândulas, sendo estimulador da pituitária, que é responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas. (Valcapelli,2011)

De natureza tônica, exerce influência no desempenho do coração e no suprimento do sangue. Reduz a tensão dos vasos sanguíneos, diminui a pressão do sangue e regulariza a pressão arterial .Age no sistema nervoso, principalmente do simpático. Por agir, como sedativo desse sistema, ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento. (Valcapelli,2011)

Favorece a formação e construção dos ossos, dos músculos, e dos tecidos, sendo, portanto, considerado um produtor ósseo, muscular e dos tecidos das células desse sistema. Age como dilatador dos vasos capilares, que são as ramificações finais das artérias e arteríolas. É na parede dos capilares que se efetuam as trocas gasosas e nutritivas entre o sangue e os demais tecidos. Possui propriedade antisséptica, bactericida, germicida e desinfetante. (Valcapelli,2011)

O pesquisador Theo Gimbel, constatou que a “luz verde pode influenciar e, por assim dizer, dissolver as células das criaturas vivas”. Pela capacidade que a cor tem de alterar a estrutura bioquímica e facilitar a decomposição molecular, ela é bastante útil no tratamento do câncer, como também é benéfica para o processo digestivo. O verde facilita a digestão por agir na decomposição molecular dos alimentos e não por estimular o aparelho digestivo, como é o caso das cores amarelo e laranja. Tanto que quando comemos hortaliças verdes, temos uma digestão mais leve, isso ocorre porque, ao se misturar com os demais alimentos ingeridos, o verde facilita a decomposição, permitindo assim uma boa digestão. (Valcapelli,2011)

O verde é fundamental para o tratamento do estresse. Como cor predominante na natureza, faz-nos sentir um grande bem-estar aos termos contato com ele nos campos. Más seu uso continuo pode causar estagnação. (Valcapelli,2011)

O azul é considerado a cor de maior propriedade terapêutica. De todas as cores, esta é a cor que possui maior efeito curativo. Relaxa o corpo todo e regula o desenvolvimento harmonioso dos tecidos e da estrutura orgânica, sendo considerado um grande regenerador celular. A cor azul produz efeito calmante, refrescante, adstringente, absorvente e analgésico em todos os órgãos e sistemas do corpo humano. (Valcapelli,2011)

Possui intensa ação purificadora que limpa as impurezas do organismo. Tem efeito antisséptico, bactericida e estabilizador. (Valcapelli,2011)

E uma cor fria, elétrica e tem forca de contração, por isso contrai as artérias, veias e vasos capilares, acalmando a psique. Atua principalmente no sistema nervoso parassimpático e neurovegetativo, reduzindo o excitamento nervoso. (Valcapelli,2011)

Seu uso é excelente para as doenças inflamatórias e infecciosas, principalmente quando acompanhadas de febre. (Valcapelli,2011)

Faz a corrente sanguínea voltar ao normal quando o sangue se torna excessivamente ativo e inflamado, por sua atuação nesse sistema possui grande efeito tônico. É a cor relacionada a audição, sendo, portanto, utilizada para qualquer tratamento do aparelho auditivo. É propriedade do azul amolecer os tecidos orgânicos, facilitando a dissolução das estruturas, o que também faz desta cor um anticancerígeno eficaz. (Valcapelli,2011)

O azul é a cor da glândula pineal e das demais glândulas adrenais, exercendo importante controle nas glândulas endócrinas e sendo, portanto, responsável pelo aumento do metabolismo de assimilação. (Valcapelli,2011)

Recomendado para qualquer tipo de choque , nas situações emotivas o azul é mais calmante do que o verde . Reguladora de afetos e emoções, facilita a adaptação social, causando a hipersensibilidade em relação a si próprio e aos outros. (Valcapelli,2011)

O azul ajuda-nos com a verbalização, facilitando toda a exteriorização que materializa o que está dentro de nós e que apenas nós conhecemos e sabemos; ela permite a troca (Valcapelli,2011)

Resultados

De acordo com o relato das mães das 17 crianças atendidas 13 tiveram uma melhora na qualidade do sono, passando a dormir mais cedo e melhor durante o tratamento, elas também relataram que as crianças ficaram mais calmas e menos inquietas , não tendo mais dificuldade para pegar no sono e ficaram menos ansiosas .Outra percepção importante das mães foi que as crianças passaram a se alimentar mais e melhor o que antes era um problema para 9 dessas crianças ; e por fim das 4 crianças que tinham infeção de urina recorrente , as 4 não tiveram nenhuma crise durante o tratamento.

De acordo com o relato da professora das crianças, elas tiveram uma melhora na concentração escolar, uma melhora na convivência com os colegas e no aprendizado; e a professora também notou que as crianças que eram mais tímidas passaram a se expressar mais ficando mais expansivas durante o tratamento.

Conclusão

Concluiu-se assim que de fato o tratamento com cromopuntura foi bem aceito pelas crianças, e por ser uma técnica não invasiva, indolor e até mesmo lúdica, tornou o tratamento bem agradável. A utilização de luzes coloridas é uma das maneiras mais diretas e eficazes de correção de desequilíbrios, sejam eles físicos ou de outra natureza. (Wauters Ambika-1998)

Demonstrada a eficácia da cromopuntura na resolução de doenças apresentadas como infecção de urina e insônia, e nos demais casos onde as crianças conseguiram ter noites mais tranquilas de sono, qualidade de sono, melhora no apetite, conseguiram melhorar o emocional delas e a timidez, tornando-as mais expansivas, mais abertas ao novo e mais receptivas, tomando mais atitudes, que antes a professora me relatou que não ocorriam.

E eu como terapeuta em Acupuntura e Cromopuntura digo que ter feito esse estudo me ajudou muito a compreender o mundo das cores ficando fascinada por elas , e percebi que as crianças tiveram melhoras significativas no aprendizado , pois eu participei ativamente das aulas nesses quase 3 meses de tratamento e notei grandes diferenças na timidez , na irritabilidade , no processo de aprendizado e no convívio com os colegas e posso dizer sem sobra de dúvidas que as cores tem efeitos surpreendentes nesses seres tão especiais e posso garantir com toda a certeza que ela trouxe o bem estar, a paz e a tranquilidade a eles e a todos que estavam ao seu redor .

E sobre os pontos Yin (nascente) eles foram sem sombra de dúvidas o carro chefe desse estudo, demostrando efetivamente que eles têm um efeito importante na remoção de calor , o que trouxe resultados significativos a este trabalho.

Este texto foi retirado de uma Monografia de uma aluna da Faculdade EBRAMEC, para utilizar desse material é necessário autorização prévia caso contrário está suscetível a consequências