Estes são, 石獅 shíshī literalmente Leão de Pedra!
O termo no plural Leões de Pedra geralmente se refere a um par de estátuas de leões colocadas em ambos os lados da porta de algum ediício. Nos tempos atuaise também historicamente o material não se limita à pedra. Existem também leões feitos de cimento, aço ou fibra de vidro, ou mesmo metais como o Cobre. Nesse sentido, eles são chamados coletivamente de Leões de Pedra, por estarem sempre aos pares.
Os Leões de Pedra, via de regra estão dispostos aos pares, recordando a influência e são geralmente machos à esquerda e fêmeas à direita, o que está de acordo com a busca pela harmonia dos princípios gerais de Yin e Yang, que associa o lado lesquerdo com os homens e o lado direito com as mulheres.
Desta forma o leão macho colocado no lado esquerdo da porta é geralmente esculpido com a pata dianteira direita brincando com uma bola, que representa o mundo e aspectos materiais, a leoa no lado direito da porta é esculpida com a pata dianteira esquerda acariciando um filhote de leão, representando aspectos mais sutis. A relação de direita e esquerda em ambos os lados do portão ou passagem é baseada na direção das pessoas que saem do portão.
É importante ser conhecido que originalmente não existiam leões na China, visto que não é uma espécie nativa, mas seu papel na cultura do Extremo Oriente é dos mais relevantes, tendo sido possivelmente introduzido na China à partir da Dinastia Han
As representações do Leão na China e também em outros países asiáticos, no entanto, são bastante distantes do aspecto real do felino. O símbolo do leão poderoso e imponente deve ter sido introduzido por budistas, no entanto os chineses representavam a fera baseados sobretudo na imaginação. E é bastante provável que o leão chinês seja uma fusão entre o animal real e uma figura mítica pré-existente, sendo que a forma do leão em si variou também no decorrer das Dinastias.