Dia Mundial da Diabetes - Pontos de Acupuntura do Mestre Tung que auxiliam na doença - Especial Novembro Azul - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Dia Mundial da Diabetes – Pontos de Acupuntura do Mestre Tung que auxiliam na doença – Especial Novembro Azul

Diabetes – Pontos de Acupuntura

Dia Mundial da Diabetes

noticias/diabetes-528678_1920.jpg 

 

Pontos de Acupuntura do Mestre Tung que auxiliam na doença

 

O Regulador da Água do Rim: Três Imperadores Inferiores

 

 noticias/mestre-tung.jpg

 

77.17 (Tian Huang)  noticias/tianhuang.png

 

Localização: 2,5 cun abaixo do joelho logo abaixo do epicôndilo medial da tíbia.

Canal dos Cinco Órgãos (Zang) de Tung: Rim, Seis Vísceras, Coração.

 

Indicações:

Hiperacidez, náusea, nefrite, diabetes mellitus, proteinúria, doença cardíaca, hipertensão, tontura devido à doença cardíaca, dor no braço e insônia.

 

Técnicas de agulhamento: Inserir a agulha com 5 fen a 1 cun de profundidade. Moxabustão não é apropriada. Agulhamento é proibido em mulheres grávidas.

 

Experiência clínica:

1. Caso do Mestre Tung: Um homem com tumor no lado medial do dedão do pé foi tratado com o agulhamento do 77.19 (Huang Di) em primeiro lugar, e em seguida o 88.09 (Tong Shen). O tumor mudou e tornou-se macio, e logo depois plano (Chen, 1964).

2. Mestre Tung tratou a condição cerebral do Sr. Lin. Após o agulhamento do 77.17 (Tian Huang), ele disse com firmeza “se o agulhamento deste ponto tem efeito, este não é o resultado de hemorragia cerebral” (Chen, 1964).

 

 

 

77.19 (Huang Di) noticias/huandi.png

 

Localização: 7 cun acima da borda superior do maléolo medial na borda posterior da tíbia.

Canal dos Cinco Órgãos (Zang) de Tung: Rim.

Indicações:

Nefrite, edema nas quatro extremidades, diabetes, gonorreia, impotência, incontinência, espermatorreia, ejaculação precoce, proteinúria, hematúria, tumores uterinos, menstruação anormal e dor lombar devido à depleção de Rim.

Técnicas de agulhamento: Inserir agulha com 1 a 1.8 cun de profundidade. Agulhar em um ângulo de 45 graus. Contraindicado na gravidez.

 

 

 

7.21 (Ren Huang) noticias/renhuang.png

 
Localização: 3 cun da borda superior medial do maléolo.
Canal dos Cinco Órgãos (Zang) de Tung: Rim

Indicações:

Gonorreia, refluxo ácido, impotência e emissão seminal involuntária, espermatorreia, emissões noturnas, dor nas vértebras lombares, cervicalgia, tonturas, dormência nas mãos, diabetes, proteinúria, hematúria, nefrite, dor lombar devido à depleção do Rim.

Técnicas de agulhamento: Agulhar com 6 fen a 1.2 cun de profundidade. Contraindicado na gravidez.

Experiência clínica:

1. A localização do 77.21 (Ren Huang) é 3 cun da borda superior medial do maléolo e não 3 cun da ponta (proeminência) do maléolo medial. Prof. Huang Long Xiang disse “de acordo com nosso estudo, o método para medições na localização de pontos de Huang Di Ming Tang Jing, quando usando uma referência de medição (como por exemplo, joelho, maléolo, umbigo, orelha, olho, etc.), a medida deve ser feita a partir da borda da referência.” (Huang, 2011). Sendo assim, Prof. Huang considera que as medições do BA6 (Sanyinjiao), R7 (Fuliu), VB38 (Yangfu) e VB39 (Xuanzhong) são todas da borda superior do maléolo medial ou do maléolo lateral (Huang, 2011). Esta abordagem de medição coincide com a forma de localizar o 77.21 (Ren Huang) e o 77.19 (Huang Di).

2. Caso do Mestre Tung: Dor crônica escapular por 5 a 6 anos, 77.17 (Tian Huang), 77.19 (Di Huang) e 77.21 (Ren Huang) (Mestre Tung considerou como dor na medula, disfunção renal).

3. Dr. Lai escolhe o 77.19 (Huang Di) em primeiro lugar, e então um ponto 3 cun acima e outro 3 cun abaixo. Esta técnica do Imperador da Terra Dao Ma trata o hipertireoidismo muito bem. Uma vez que este ponto pode também acalmar emoções ruins. O Dr. Lai também chamava estes três pontos de “grupo dos pontos agradáveis” (Lai, 1987).

4. Muitos iniciantes da Acupuntura do Mestre gostam de agulhar esses três pontos juntos e bilateralmente, isso não é a maneira correta. Na verdade, devemos agulhar este grupo por três níveis: Céu, Terra e Homem. Ou níveis superior, médio e inferior. Eu prefiro palpar primeiramente a linha deste grupo. Tento sentir na ponta dos dedos (por exemplo, nódulo ou sensação de corda) e observar a linguagem corporal do paciente. Desta forma, combino então meu sentimento, a linguagem corporal do paciente e teoria de três níveis para decidir quantas agulhas usar. Esta técnica uso não apenas para este, mas também para os outros grupos de Hui Ma (Dao Ma). Se com uma agulha conseguir bom resultado, não é necessário usar a segunda agulha.

 

 

 Fonte: Introdução à Acupuntura do Mestre Tung da autora Dra. Wang Chuan Min, DC,  L.Ac. editado  por Steven Vasilakis, L.Ac.

Conteúdo programático:  http://192.168.1.213/site/detalhe-curso/mestre-tung

Solverwp- WordPress Theme and Plugin