Fórmulas Chinesas para o Surto de Sarampo - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Fórmulas Chinesas para o Surto de Sarampo

Alguns dos textos foram retirados no Ministério da Educação e do DW.com

Fórmulas Chinesas para o Surto de Sarampo

Até 10 de setembro, são 1.673 casos de sarampo confirmados em todo país 

sarampo

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (12), as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país chegando a estes números: no Amazonas, são 1.326, e em Roraima, 301. Todos estão relacionados à importação, cabe ressaltar que, tanto no estado do Amazonas como no estado de Roraima, observamos uma redução de casos notificados nas últimas semanas. 

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.  Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (18); Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2).

O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. Até o momento, no Brasil, foram confirmados 8 óbitos por sarampo, sendo 4 óbitos no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 4 óbitos no estado do Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 2 do município de Autazes).

O Brasil ultrapassou a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra poliomielite e sarampo. O balanço divulgado nesta segunda-feira (17) mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada no dia 14, registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada).

Na Europa teve um maior número de casos de sarampo em uma década, os surtos da doença deixaram 37 mortos no continente nos primeiros seis meses de 2018, esse número equivale a quase o dobro do total registrado no ano passado, mais de 41 mil casos foram registrados de janeiro a junho de 2018 no continente.

 

Para a Medicina Chinesa

Prancheta 1 copiar 4

Uma sugestão de tratamento vêm da Fitoterapia Chinesa, o  升麻葛根湯 (Sheng Ma Ge Gen Tang) tem sido utilizado há muito tempo contra o vírus do sarampo em células mononucleares do sangue periférico humano (PBMC). A quantidade de 100mg/ml de Shengma-Gegen-Tang em PBMC exibe atividade anti-sarampo significativa, após oito dias de infecção, a libertação de vírus é significativamente suprimida por Shengma-Gegen-Tang no caso de PBMC.

Além disso, Shengma-Gegen-Tang tem uma estimulação seletiva para a secreção de citocina TNF-alfa em PBMC tendo secreção rápida sendo detectada apenas 2 horas após o tratamento do PBMC. Estes achados sugerem que a ampliação da atividade do vírus anti-sarampo deste agente é dependente de linfócitos e pode ser mediada pelo TNF-alfa. (pesquisa da PublMed.gov)

Os componentes são: Sheng Ma 升麻, Ge Gen 葛根, Gan Cao 甘草, Chi Shao 赤芍 (Sheng Jiang 生姜), esta fórmula tem sido aplicada ao longo dos séculos (desde 1119) para o tratamento de pacientes com Sarampo. De acordo com a Medicina Chinesa esta fórmula tem a capacidade de Expelir Vento Calor Exterior, Resolver a camada muscular e eliminar erupções cutâneas, com diferentes indicações para condições que no ocidente seriam associadas a situações virais. (Reginaldo Filho)

* a indicação adequada deve ser realizada por profissional capacitado em Fitoterapia Chinesa após o devido Diagnóstico e Diferenciação de Síndromes da Medicina Chinesa (Filho, Reginaldo)

 

Fontes: 

http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44385-brasil-bate-meta-de-vacinar-95-das-criancas

http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44365-ministerio-da-saude-atualiza-casos-de-sarampo-6

https://www.dw.com/pt-br/europa-tem-maior-n%C3%BAmero-de-casos-de-sarampo-em-uma-d%C3%A9cada/a-45148276

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9167001

Citações pessoais de Reginaldo Filho

 

 

Solverwp- WordPress Theme and Plugin